Iba deve continuar como tempestade tropical nesta terça

26/03/2019 às 10:41
por Aline Tochio

Oferecimento
Instabilidade do sistema não afeta do continente. Ventos máximos em área oceânica são estimados em 50 nós.

A tempestade tropical Iba (ruim, em tupi-guarani) continuava ativa sobre o mar na manhã da terça-feira, 26 de março, ao largo litoral do Espírito Santo. As imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostravam certa desorganização da nebulosidade e o afastamento do sistema para o oceano.


A previsão para esta terça-feira, 26, é que Iba ainda tenha força para se manter como uma tempestade tropical, mas a tendência é de enfraquecimento gradual até a manhã da quarta-feira, 27 de março.

  

gif-goes

 

 

O mapa mostra a projeção de deslocamento de Iba feita pela empresa norueguesa StormGeo.



  Iba_StormGeo

Previsão de trajetória da tempestade tropical Iba, 26/3/19

 

De acordo com o boletim emitido hoje (26) às 08h40 (horário de Brasília) pela StormGeo, a tempestade tropical Iba ainda está com tendência de enfraquecimento, encontrando forte cisalhamento do vento. Os temporais ficam concentrados principalmente no setor sudeste do sistema. Estima-se que Iba ainda tenha ventos de 35 nós (aproximadamente 64 km/h), mas deve ser reduzido abaixo de tempestade tropical nas próximas 6 a 12 horas. A previsão é que o sistema se torne uma baixa pressão remanescente na tarde de quarta-feira (27). Iba vai continuar se afastando do Brasil, não causando impactos significativos no continente.



Impactos esperados sobre o mar

Os ventos fortes e a chuva da tempestade tropical Iba atuam apenas sobre o mar. A previsão da StormGeo é de que Iba permaneça um pequeno ciclone tropical. Os ventos com força de tempestades tropicais devem ser ficar restritos a uma distância de 83 km a 93 km do centro. O mar a leste e sudeste do centro devem ter altura de 6 a 12 pés (2-3m).

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

13°
min

26°
max

0mm / 0%