MG ainda tem pancadas de chuva nos próximos dias

28/03/2019 às 15:13
por Maria Clara Machado

Atualizado 28/03/2019 às 16:26

Oferecimento
Três barragens estão em alerta máximo de rompimento nas regiões metropolitana de BH e Ouro Preto.

A preocupação com a previsão de chuva voltou a aumentar no estado de Minas Gerais depois da recente notícia de que três barragens da Vale, a B3/B4 em Macacos e as Forquilhas 1 e 3, em Ouro Preto, entraram em alerta máximo para o risco de rompimento. O nível de alerta atingiu a escala 3, com risco iminente de rompimento, na noite desta quarta-feira (27).  

 

As sirenes foram acionadas novamente no distrito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, além da região de Ouro Preto, no leste do estado. A Defesa Civil informou que este é um procedimento obrigatório em caso de elevação do risco de rompimento das barragens e trabalha agora, para o treinar cerca de 5 mil moradores a evacuar a região. Famílias de Ouro Preto que poderiam ser atingidas pela lama já saíram de casa em fevereiro deste ano.  

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a lama chegaria no distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, em Raposos e em Itabirito no intervalo entre 1 hora e 1 hora e 46 minutos. 

 

Previsão de pancadas de chuva

As áreas onde estão localizadas as barragens da Vale, que entraram em alerta, podem ter pancadas de chuva com raios em pequenas áreas entre esta quinta (28) e sexta-feira (29).  Não há nenhum sistema meteorológico mais intenso atuando na região, que possa provocar chuva intensa e com grande acumulado, o que é uma boa notícia, porém existe a chance de chuva com raios, de forma passageira e pontual. 

 

A tendência será de pouca chuva em Minas Gerais nos próximos dias. A Grande Belo Horizonte e o leste de mineiro terão predomínio de sol e tempo firme no sábado (30) e algumas pancadas de chuva no domingo (31). 

 

 

Foto: Roberta Silva. Belo Horizonte/MG.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%