Mais umidade em Porto Alegre e Florianópolis nesta sexta-feira

11/04/2019 às 16:52
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ventos passam a soprar do mar em direção a costa do RS e de SC, mas o ar continua seco em grande parte da Região Sul

Uma massa de ar seco continua sobre a Região Sul do Brasil nesta sexta-feira (12) e ainda afasta a chuva da maioria das áreas. A temperatura caiu esta semana e até geada foi observada no alto da serra catarinense. Entretanto, a tendência é do aumento da umidade sobre o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e pode voltar a chover um pouco no litoral e nas capitais Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). 

 

Chance de chuva em Porto Alegre e Florianópolis 

A sexta-feira ainda começa um pouco fria no Sul e há novamente condições para nevoeiro ao amanhecer. O sol aparece forte ainda pela manhã e depois predomina. Ainda não chove em todo estado do Paraná, no Vale do Itajaí e interior de Santa Catarina e no interior do Rio Grande do Sul. 

 

Uma frente fria se afasta no mar na altura do Sul, mas sua massa polar vai acabar trazendo ventos úmidos para a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No sul gaúcho e no litoral de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis,  há chance de chuva passageira até com moderada intensidade. 

 

A nebulosidade será maior na região serrana gaúcha e catarinense e na Grande Porto Alegre. O dia promete muitas nuvens, mas pouca chuva. A previsão é de apenas chuva fraca. 

 

Foto de Mário Ziliotto Florianópolis/SC

 

Pancadas de chuva retornam no fim de semana 

Uma mudança na circulação de ventos passa a trazer mais umidade para o Sul do Brasil no fim de semana. Esquenta e o calor e a alta umidade favorecem a ocorrência de algumas pancadas de chuva, em pequenas áreas nos três estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

 

No domingo (14), uma intensificação dos ventos marítimos deve concentrar mais umidade e aumentar as condições de chuva no leste de Santa Catarina.  

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%