Risco de temporais aumenta no Nordeste durante o feriado

18/04/2019 às 15:18
por Maria Clara Machado

Oferecimento
ZCIT volta a se aproximar da Região e litoral norte fica em alerta para chuva forte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volta a se aproximar da costa norte do Nordeste e nuvens carregadas vão se espalhar neste feriado prolongado de Páscoa. Os temporais que deram uma pequena trégua nos últimos dias, retornam especialmente sobre litoral norte e inclusive nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN). 

 

Temporais retornam no feriadão 

As nuvens voltam a se espalhar nesta sexta-feira (19) por todo o litoral entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. A ZCIT vai atuar próxima ao Ceará e os ventos alíseos ajudam a transportar bastante umidade do oceano para o continente. Pode chover a qualquer hora com risco de temporais isolados. 

 

A situação piora no fim de semana com o aumento da instabilidade. Todo o norte do Maranhão, do Piauí, inclusive a capital Teresina, o Ceará e o Rio Grande do Norte, devem esperar por tempo mais carregado com alerta para temporais. No sábado (20), o risco de temporais aumenta também no litoral da Paraíba e na capital João Pessoa. A chuva será frequente em todas essas áreas. 

 

Foto: Elyelson Silva Natal/RN

 

Sertão mais seco 

Ao contrário da costa norte, que deve ter um feriadão de chuva, o ar fica seco em várias áreas do Sertão. O interior da Bahia, de Pernambuco, de Sergipe e Alagoas começam o feriado com bastante sol, calor e praticamente sem chuva. No domingo (21) de Páscoa, algumas pancadas de chuva devem ocorrer entre o interior de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas. 

 

Costa leste com algumas pancadas de chuva  

A costa leste do Nordeste também não deve se preocupar tanto com a chuva neste feriado. A exceção é a Paraíba que pode ter chuva forte no sábado. Já áreas litorâneas de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia terão vários dias aproveitáveis, com predomínio de sol e poucas pancadas de chuva, que acontecem de forma passageira. 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

23°
min

32°
max

15mm / 90%

Teresina - PI

24°
min

32°
max

12mm / 90%