Oferecido por
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volta a se aproximar da costa norte do Nordeste e nuvens carregadas vão se espalhar neste feriado prolongado de Páscoa. Os temporais que deram uma pequena trégua nos últimos dias, retornam especialmente sobre litoral norte e inclusive nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN).
Temporais retornam no feriadão
As nuvens voltam a se espalhar nesta sexta-feira (19) por todo o litoral entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. A ZCIT vai atuar próxima ao Ceará e os ventos alíseos ajudam a transportar bastante umidade do oceano para o continente. Pode chover a qualquer hora com risco de temporais isolados.
A situação piora no fim de semana com o aumento da instabilidade. Todo o norte do Maranhão, do Piauí, inclusive a capital Teresina, o Ceará e o Rio Grande do Norte, devem esperar por tempo mais carregado com alerta para temporais. No sábado (20), o risco de temporais aumenta também no litoral da Paraíba e na capital João Pessoa. A chuva será frequente em todas essas áreas.
Foto: Elyelson Silva Natal/RN
Sertão mais seco
Ao contrário da costa norte, que deve ter um feriadão de chuva, o ar fica seco em várias áreas do Sertão. O interior da Bahia, de Pernambuco, de Sergipe e Alagoas começam o feriado com bastante sol, calor e praticamente sem chuva. No domingo (21) de Páscoa, algumas pancadas de chuva devem ocorrer entre o interior de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.
Costa leste com algumas pancadas de chuva
A costa leste do Nordeste também não deve se preocupar tanto com a chuva neste feriado. A exceção é a Paraíba que pode ter chuva forte no sábado. Já áreas litorâneas de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia terão vários dias aproveitáveis, com predomínio de sol e poucas pancadas de chuva, que acontecem de forma passageira.