Frente fria deve causar temporais no litoral de São Paulo

05/05/2019 às 17:57
por Joao Basso

Oferecimento
As áreas de instabilidade associadas ao sistema devem causar chuva forte já nesta segunda-feira

A aproximação de uma nova frente fria nesta segunda-feira (06), que avança pela costa do estado do Paraná em direção ao estado de São Paulo, vira o tempo no leste paulista.

 

Como fica o tempo neste começo de semana?


A segunda-feira (06) começa com sol e as nuvens vão aumentando gradativamente no período da manhã e da tarde, à medida que o sistema frontal se aproxima. A partir do início da tarde, a chuva começa pelo litoral sul e vai abrangendo as demais áreas do litoral e também a região metropolitana de São Paulo. Nestas áreas há risco de chuva forte e de descargas atmosféricas. Além disso, a intensidade da chuva pode trazer risco de alagamentos e também de deslizamentos de terra. No interior do estado, a chuva acontece de forma mais isolada, mas também não se descartam as possibilidades para chuva forte com raios. A temperatura no interior fica elevada, caindo um pouco no leste do estado, mas com sensação ainda de calor.

 

Na terça-feira (07), os ventos que sopram do oceano contra a costa sudeste causam aumento de nebulosidade no leste de São Paulo. Com isso, chove com bastante frequência ao longo do dia, com volumes elevados e há risco de mais transtornos devido sua persistência e intensidade. A Grande São Paulo também será afetada pela chuva desde cedo, com risco de chuva forte principalmente no período da tarde e da noite. O risco para temporais neste dia abrange também o litoral norte do estado e a região do Vale do Paraíba. Nas áreas do interior, o dia começa com sol e maior cobertura de nuvens. Devido ao aumento de nebulosidade e também ao calor que ainda persiste, ocorrem pancadas de chuva entre a tarde e a noite, variando entre moderada a forte intensidade. No oeste e norte do estado, a chuva acontece de maneira isolada e com menor potencial para temporais. Ainda assim, não se descarta a ocorrência de raios e de chuva rápida com até forte intensidade.

 


Quando o tempo melhora?

A quarta-feira (08) ainda será marcada por bastante chuva em todo território paulista. Já na quinta-feira (09), o sol volta ao litoral e as temperaturas ainda ficam elevadas o bastante para manter a sensação de calor. Na região metropolitana e em áreas do interior, o sol predomina e não chove. Mas no norte, oeste do estado e também no Vale do Ribeira, o sol brilha forte no começo do dia, elevando as temperaturas. A partir da tarde, devido ao calor e à umidade, novas áreas de instabilidade causam pancadas de chuva que são rápidas e isoladas.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%