1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Litoral de Santa Catarina está em alerta para chuva volumosa
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Litoral de Santa Catarina está em alerta para chuva volumosa

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O avanço de uma frente fria juntamente com a entrada de ventos frios e úmidos de uma forte massa polar no oceano, mantém a nebulosidade espalhada e as condições de chuva em toda faixa leste da Região Sul. A situação é de alerta para chuva volumosa no litoral de Santa Catarina e os ventos sopram moderados a fortes na serras e áreas litorâneas. 

 

A chuva já foi volumosa no litoral do Rio Grande do Sul na madrugada. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 108,6 mm em Camaquã, 65 mm em Tramandaí e 43,8 mm em Torres, entre às 9 horas da segunda-feira e às 9 horas desta terça-feira, mas boa parte desta chuva aconteceu durante a madrugada e a manhã de hoje. Também choveu em várias cidades do sul gaúcho e da serra, mas com menores volumes. 

 

Em Santa Catarina, a chuva caiu mais forte na serra e no litoral. O INMET registrou no mesmo período 54,8 mm em Laguna e 31,2 mm em Bom Jardim da Serra. Na estação de Florianópolis o volume de chuva até agora é de 14 mm e cidades do Vale do Itajaí também registram acumulados semelhantes à capital catarinense. 

 

Mais chuva no litoral da Região 

A chuva tende a se intensificar na Grande Florianópolis e em todo o litoral de Santa Catarina com risco de chuva volumosa ainda nesta terça-feira (14). Amanhã a chuva continua, mas deve diminuir de intensidade e volume. 

 

Já no leste do Rio Grande do Sul e do Paraná, inclusive nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Curitiba, apesar da umidade bastante elevada, a chuva acontece entre fraca a moderada intensidade nesta terça e quarta-feira. 

 

Foto: Mário Zilotto Florianópolis/SC

 

Ventos fortes 

Os ventos úmidos da massa polar estão soprando moderados a fortes sobre a região serrana e litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Pela manhã, uma rajada já atingiu 81 km/h em Laguna, sendo que no início do dia estavam persistentes entre 40 km/h e 60 km/h. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, as rajadas chegaram a 66 km/h na manhã desta terça-feira.  

 

Nas áreas litorâneas e região serrana as rajadas de vento mais intensas podem variar entre 60 e 80 km/h no decorrer desta terça-feira.  

 

Mar agitado

Os ventos persistentes vão deixar o mar agitado especialmente amanhã e quinta-feira (16). O mar sobe em todo o Sul e há possibilidade de ressaca.  

 

Veja o alerta completo! 

 

  

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias