Frio abaixo de 5°C na Região Sudeste

26/05/2019 às 11:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Parque Nacional do Itatiaia registra 5,2°C abaixo de zero em altitude de 2450 metros. Saiba o que acontece com a temperatura nos próximos dias.

A forte presença do ar frio de origem polar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, pelo segundo dia consecutivo, fez a temperatura baixar mais neste domingo na maioria  das áreas destas Regiões. Regiões serranas dos três estados da Região Sul, o Sul de Minas e também áreas de menor altitude no interior de São Paulo registraram temperaturas próximas e abaixo dos 5°C, que permitem a ocorrência de geada.



As baixas temperaturas deste domingo no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro surpreenderam. Já no Sul de Minas, as marcas em torno dos 3,0°C ocorreram nas regiões mais elevadas da serra da Mantiqueira, onde normalmente são registradas temperatura muito baixas quando ocorre a passagem de uma forte massa de ar frio como esta. O INMET registrou 3,0°C em Maria da Fé, no Sul de Minas.

 

A combinação da altitude muito elevada e da forte presença do ar frio polar fez com que temperatura ficasse abaixo de 0°C no parque nacional do Itatiaia, no sul do Rio De Janeiro. A estação meteorológica localizada em uma altitude de 2450 metros registrou 5,2°C negativos.

 

Temperatura em elevação

O pico do frio dentro período de atuação desta massa de ar frio que chegou ao Sudeste foi justamente no fim de semana. A parte mais fria desta massa polar, que é o centro do sistema, está indo para o mar, o que vai facilitar a elevação da temperatura.

A tendência a partir desta segunda-feira é de elevação da temperatura, de forma geral, na maioria das áreas da Região. Em algumas áreas do centro-leste e do norte de Minas Gerais, do Espírito Santo e do estado do Rio de Janeiro, a temperatura ainda pode baixar em relação em relação ao domingo.

É possível que ocorra recorde de frio nesta segunda-feira nas capitais Vitória e Rio de Janeiro

 

 

Foto de Sebastian Ruiz, Nova Friburgo (RJ)

 

Tempo seco

A segunda-feira será um dia de grande amplitude térmica na Região Sudeste, com amanhecer frio e tarde relativamente quente e seca. Quem tem problemas respiratórios deve se hidratar mais para compensar a secura do ar.

 

A previsão é de um dia com muito sol e pouca nebulosidade na Região Sudeste, de forma geral. Ainda pode chover fraco em áreas de Minas Gerais que fazem divisa com o sul da Bahia e no extremo norte do Espírito Santo. A maioria das áreas capixabas têm sol e muitas nuvens.

Há possibilidade de nevoeiro no início da manhã nos vales, baixadas e serras da Região Sudeste. Tem risco de nevoeiro na Grande São Paulo.

 

Confira as menores temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no domingo, 26 de maio, até 9 horas.

 

 

Frio intenso em áreas da Região Sudeste ano amanhecer de 26/5/19

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%