Semana termina menos gelada e mais seca no Sul do Brasil

06/06/2019 às 18:04
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja como fica a previsão

A semana está terminando menos gelada e mais seca no Sul do Brasil. O resfriamento foi provocado por uma massa de ar polar forte que entrou na Região.

 

Nesta sexta-feira, o ar polar ainda deve ser sentido nos três estados da Região. Por causa do resfriamento noturno há condições para formação de nevoeiro em Porto Alegre, Vale do Itajaí e na Grande Curitiba. Os aeroportos destas localidades podem ter problemas de má visibilidade no começo desta manhã de sexta-feira. 

 

Depois que o nevoeiro se dissipar, o sol aparece forte e predomina em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O tempo segue firme e durante a tarde, com o ar mais seco e quente a temperatura fica amena e agradável para esta época do ano.

 

No norte do Paraná, a secura do ar reduz a umidade do ar para índices abaixo de 30%. O ideal é umidade acima de 60%, portanto nestas condições, é necessário beber muita água.

 

Foto: Dolores Klassen - Colônia Nova - RS

  

Época fria, seca e nevoeiros

 

Junho e julho são meses de predomínio de tempo seco em grande parte do Brasil. Não há mais tantos problemas com temporais, raios e alagamentos,  mas é a época mais fria do ano em grande parte do país, o que facilita a formação do nevoeiro. É época de atuação frequente de ar polar sobre o Sul que mantém as madrugadas frias por vários dias seguidos. Os aeroportos das capitais Porto Alegre, Curitiba são os mais sujeitos ao nevoeiro na época fria.

 

O nevoeiro é definido quando a visibilidade horizontal está abaixo dos 1000 metros. O fenômeno meteorológico pode se formar em qualquer lugar, hora ou época do ano, desde que as condições atmosféricas permitam, o que torna sua previsibilidade mais difícil.

 

O Inverno começa no próximo dia 21 de Junho às 12h54, horário de Brasília.  

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

10mm / 67%

Curitiba - PR

17°
min

28°
max

3mm / 90%