Porto Alegre: do forno para o freezer "non-stop"

25/06/2019 às 19:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar frio de origem polar se espalha por todo o Sul do BR nesta quarta e volta gear nas próximas 48h. Capital gaúcha pode ter duplo recorde de frio.

A temperatura máxima em Porto Alegre na tarde de 25 de junho foi de 29,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esta medição foi feita às 15 horas e  que poderá aumentar alguns décimos na nova leitura que será feita às 21h. Esta temperatura é muito alta para junho. A média de referência para a temperatura máxima em junho em Porto Alegre é de 19,8°C. A máxima da terça-feira, 25,  ficou  9,3°C acima do normal

 

Em 14 de junho, Porto Alegre já registrou 30,3°C e no ano passado também ocorreram dias muito quentes em junho, com temperatura em torno dos 29,0°C .

 

Possibilidade de duplo recorde de frio

Uma nova massa de ar frio de origem polar já está entrando no Sul do BrasilIsto vai fazer com que a temperatura caia muito em todo o Rio Grande do Sul e a madrugada desta quarta-feira, 26 de junho já será gelada para os gaúchos.

Para os porto-alegrenses será como sair do forno e ir para o freezer, "non-stop", sem direito a ambientação na parte mais fria da geladeira

 

Se a previsão se confirmar, Porto Alegre bate um duplo recorde de frio nesta quarta-feira e terá a madrugada e a tarde mais fria de 2019 até agora.

Segundo o INMET, os recordes atuais são: 9,7°C em 21 de junho, para a menor temperatura da madrugada e 16,8°C, em 30 de maio, para a menor temperatura máxima deste ano.

 

 

Foto de Inez Konflanz, Porto Alegre (RS)

 

Toc, toc, toc: é o frio!

O ar frio de origem polar bateu forte na porta do Rio Grande do Sul na tarde da terça-feira, 25. Por volta das 15 horas, pela medição do INMET, a sensação térmica em Uruguaiana era de 4°C, em Bagé de 6°C e em Pelotas de 8°C. Em Porto Alegre, a noite começou com 18°C e chuva, depois de todo o calorão da tarde.

 

Nesta quarta-feira, 26 de junho, esta nova massa de ar frio de origem polar vai invadir de vez o Rio Grande do Sul e espalhar também o ar gelado sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Mas são os gaúchos que vão sentir a queda mais acentuada da temperatura. 

 

Esfria muito em todo o Sul do Brasil nas próximas 48 horas.  O tempo fica úmido na madrugada e parte manhã desta quarta-feira nas serras gaúcha e catarinense, mas a chance de nevar é baixa.

O dia amanhece com temperaturas abaixo dos 5°C em muitas áreas do Rio Grande do Sul e e também nas regiões mais elevadas da serra e do planalto de Santa Catarina.  

A chuva e frio se misturam na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná.

 

Geada

Há condições para geada nesta quarta-feira, 26, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.   

Esfria mais na quinta, 27, e deve gear em grande parte do Rio Grande do Sul e na serra de Santa Catarina. Pode gear na Grande Porto Alegre

 

O frio diminui durante a sexta-feira, mas a população da Região Sul deve ficar atenta para outra frente fria que volta a provocar chuva nos últimos dias de junho de 2019.

CIDADES RELACIONADAS

Pelotas - RS


min

15°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS


min

15°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    16/07
  • Minguante
    24/07
  • Nova
    02/07
  • Crescente
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03