Onde e quando pode nevar?

02/07/2019 às 12:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Neve e outras precipitações de inverno são esperadas para o Sul do Brasil no fim desta semana

A intensa e grande onda de frio que avança sobre a América do Sul nos próximos dias certamente vai causar temperaturas extremamente baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Também há previsão de forte queda da temperatura na região do Acre, de Rondônia e no sul do Amazonas.

 

Muitas áreas do Sul do Brasil vão registrar temperaturas abaixo de zero durante a madrugada e começo de manhãs no fim desta primeira semana de julho. Algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul terão máximas abaixo de 10°C. É frio demais!

 

Mas a maior expectativa, sem dúvida, é para a possibilidade de nevar novamente no Sul do Brasil. Quase todos os anos ocorre alguma neve no Sul, mas este ano está diferente, com maior chance do que no ano passado, por exemplo, e em até em áreas serranas de menor altitude na Região Sul.

As condições de umidade, pressão e temperatura do ar que  possibilitam a formação da neve, e de outros tipos de precipitação de inverno como chuva congelada, chuva congelante, e fenômenos belíssimos como o sincelo, estão sendo cada vez mais confirmadas.

 

Que dia pode nevar?

Até o momento, a maior probabilidade de nevar, e /ou ocorrer outras precipitações de inverno, é no dia 5 de julho de 2019, na próxima sexta-feira. Mas tudo indica que não será só em um período do dia. A queda de neve ou outros fenômenos gelados poderão ocorrer em qualquer horário, desde a madrugada até a noite.

 

Área com previsão de neve e outras precipitações de inverno para 5/7/2019

 

A probabilidade de nevar é moderada a alta nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também nos planaltos catarinense. Desta vez, a chance de queda de neve de outras precipitações de inverno é grande até para cidades serranas gaúchas de menor altitude como Canela, Gramado, Caxias do Sul. Em Santa Catarina, a região de Campos Novos, Lages, de Caçador, além das cidades mais altas da serra como Urubici, São Joaquim, Urupema estão entre as áreas com grande chance de ver a neve cair novamente.

 

Na madrugada e começo da manhã do dia 6 de julho, sábado, ainda tem chance de nevar, mas só nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina



 

 

Foto de Rogério, Gramado (RS), em julho de 2013

 

 

Neve em 2018

 

Em 4 de julho de 2018, um grupo de meteorologistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) registrou a queda de flocos de neve em Pinheiro Machado, quase na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. As imagens são de Brunno Cardoso. 

 




 

Em 14 de junho de 2018 moradores de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, foram surpreendidos com o fenômeno da chuva congelada no começo da manhã. As imagens são de Diego Boldrini.

 

 

 

 

Quer ver o vídeo de sua cidade aqui em nosso canal do Youtube, site e redes sociais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. PARTICIPE!