Sul do Brasil congela até o domingo

04/07/2019 às 20:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frio bateu recorde em Porto Alegre e em Florianópolis nesta quinta e novos recordes vão ocorrer nas três capitais do Sul nos próximos três dias.

O ar frio de origem polar avança com muita força sobre o Sul do Brasil causando queda de temperatura muito acentuada. As capitais Porto Alegre (RS) e Florianópolis registraram recorde de baixa temperatura para este ano nesta quinta-feira, mas com o frio vai aumentar muito até  o domingo e novos recordes serão estabelecidos em todas as capitais. É possível que as menores temperatura fiquem entre -9°C e -5°C. 

 

Frio extremo e neve no Sul

Esta sexta-feira, 5 de julho, será marcada por frio muito intenso em todo o Sul do Brasil. A possibilidade de nevar, ou de ocorrer outros tipos de precipitação de inverno como chuva congelada, é grande. A maior probabilidade de ocorrência é nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além da neve, há também condições para geada nos três estados.

 

O primeiro fim de semana de julho de 2019 será extremamente frio no Sul do Brasil, com temperaturas vários graus abaixo de 0°C nos três estados. É possível que as menores temperaturas fiquem entre -9°C e -5°C. 

Há condições para geada generalizada, e até de forte intensidade, na madrugada e amanhecer dos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Brasil no dia 4/7/2019 foi de -1,8°C em Bom Jesus, cidade serrana do Rio Grande do Sul. Temperaturas abaixo de 4°C foram observadas em praticamente todo o estado ao amanhecer. Houve geada forte no estado. Geou forte também na serra e no planalto sul de Santa Catarina.

 

 

Foto de São Joaquim Online, Mycchel Legnaghi, São Joaquim (SC) em 4/7/19

 

 

 

Foto de Ricardo Moraes, Lages (SC) em 4/7/19

 

 

Tarde mais fria do ano em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a tarde de 4 de julho foi a mais fria de 2019 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 13,4°C de temperatura máxima, a menor máxima deste ano. O recorde anterior de menor temperatura máxima era 13,9°C, em 26/6/2019.

A capital gaúcha amanheceu gelada e teve até geada. Segundo o INMET, a temperatura mínima foi de 4,0°C e foi a segunda menor deste ano até agora. O recorde atual de frio em Porto Alegre é de 3,6°C em 27/6/19. 

 

Mas o frio dos próximos três dias será extremo em Porto Alegre, em todo o Rio Grande do Sul,  e recordes sucessivos de frio serão batidos até o domingo, 7 de julho. Há condições para geada novamente. A previsão da Climatempo é de que a temperatura mínima fique entre 2°C e 4°C e a máxima em passe dos 13°C!

Em 2018, a menor temperatura na capital gaúcha foi de 2,6°C no dia 17 de junho

 

10°C à tarde

Nesta sexta-feira, 5 de julho, a temperatura máxima em Porto Alegre pode nem passar dos 10°C. Pelas medições do INMET, a última vez que a temperatura máxima ficou abaixo dos 10°C foi 23/7/2013, quando a máxima foi de apenas 9,1°C.

No gélido junho de 2016, a temperatura máxima em Porto Alegre foi de apenas 10,4°C no dia 19/6/2016.



Menor temperatura do ano Florianópolis

A combinação de ar frio de origem polar com muita nebulosidade e chuva vem esfriando o estado de Santa Catarina desde a terça-feira, 2 de julho. Neste dia, a capital catarinense teve a tarde mais fria do ano até agora, com temperatura máxima de apenas 15,9°C.

O frio aumentou muito nesta quinta-feira, 3, e Florianópolis registrou a menor temperatura de 2019 até agora. A temperatura mínima foi de 10,0°C pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 10,9°C, em 5/6/2019. 

Em 2018, a menor temperatura em Florianópolis foi de 7,0°C em 8/6/2018.

 

Florianópolis, como todo o estado de Santa Catarina, ficam ainda mais frios nos próximos três dias. Até o domingo, 7 de julho, o frio será tão intenso que poderá gear na Grande Florianópolis. 

Os recordes de menor temperatura do ano e de menor temperatura máxima em Florianópolis devem ser batidos, com valores abaixo dos 10°C ao amanhecer. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%