BR em alerta para frio extremo e geada forte no fim de semana

06/07/2019 às 00:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Agricultura terá danos. Temperaturas negativas devem ser observadas no Sul, mas também poderão ocorrer em algumas áreas de SP e do Sul de MG.

O primeiro fim de semana de julho é alerta para as Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste para o frio intenso por causa da passagem de uma forte e grande massa de ar frio de origem polar. O risco de geada é muito elevado e desta vez pode ocorrer geada severa nos estados do Sul.

 

Temperaturas abaixo de 0°C são esperadas para quase todas as áreas de todos estados do Sul, o que permite a formação de grossa camada de gelo, com danos grandes para a agricultura. A região cafeeira do norte do Paraná também vai sentir a geada.

 

Os termômetros também podem marcar valores negativos em áreas de São Paulo próximas da divisa com o Paraná, na Serra da Mantiqueira e no Sul de Minas Gerais

O sul de Mato Grosso do Sul deve ter temperaturas muito próximas ou até ligeiramente abaixo de 0°C. 

Há risco de geada até para a Grande São Paulo durante o domingo. Mesmo que o gelo não se forme, o "cinturão verde" vai sentir o frio intenso e não se pode descartar danos nas hortaliças e legumes. 

 

 

Foto de São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

O período de frio mais intenso será nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 quando o centro (parte mais intensa) da massa de ar frio estiver passando sobre o Sul do Brasil.

A partir da tarde da segunda-feira, 8 de julho, este centro de ar gelado alcança o oceano e depois vai se afastando do Brasil, permitindo a elevação das temperaturas. As áreas sujeitas a geada a partir do dia 8 diminuem muito.

 

A meteorologista Josélia Pegorim analisa as áreas do Brasil com maior risco de geada.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%