Atenção para aumento da chuva na costa leste do Nordeste

10/07/2019 às 00:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ventos marítimos moderados estimulam áreas de instabilidade após passagem de frente fria

A forte frente fria que avançou sobre o Brasil chegou ao Nordeste e causou áreas de instabilidade em vários estados. A região de Salvador muito impactada por esta frente fria e teve chuva volumosa, acumulando mais de 100 mm em 24 horas. Aracaju teve uma quarta-feira chuvosa e também já acumulava cerca de 100 mm até às 23 horas.

 

Esta frente fria vai se afastado do Nordeste, na altura do litoral de Sergipe e de Alagoas, mas a infiltração de umidade marítima ainda grande entre o nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas.

 

Nestas regiões, o tempo fica bastante instável no decorrer desta quarta-feira, com muita nebulosidade e chuva frequente. 

A chuva é volumosa sobre Sergipe e há preocupação com alagamentos em cidades litorâneas, inclusive em Aracaju. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 70,0 mm entre 23 horas do dia 8 e 23 horas de 9 de julho. Carirá acumulou 36 mm. No mesmo período, algumas áreas de Aracaju já acumulavam 100 mm, pela medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Em Itabaiana, o INMET registrou 70 mm entre 20 horas do dia 8 e 20 horas do dia 9 de julho.

 

Maceió e outras áreas litorâneas de Alagoas também devem sentir o aumento da chuva nesta quarta-feira. Pode chover de forma moderada em alguns momentos.

 

A umidade chega ao interior de Sergipe, de Alagoas e avança pelo sertão do norte da Bahia formando muita nebulosidade, mas a chuva que ocorrer é fraca.

Salvador tem períodos com sol, mas pode chover a qualquer hora e de forma moderada em algumas horas.

 

A passagem desta frente fria sobre Salvador provocou 112,8 mm de chuva entre 9 horas do dia 7 e 9 horas e 8 de julho, segundo o INMET. Foi o segundo maior volume de chuva em 24h este ano.

 

 

Instabilidade aumenta no leste do Nordeste

 

Áreas de instabilidade no litoral do RN e de PB

Novas áreas de instabilidade avançaram do mar e se espalharam entre o litoral leste do Rio Grande do Norte e o litoral da Paraíba. 

Nesta quarta-feira, estas nuvens atingem João Pessoa e Natal e provocam chuva frequente que pode ser moderada.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 83%