Recorde de calor em Palmas (TO)

15/07/2019 às 22:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Inverno é época de grandes contrastes térmicos no Brasil

Inverno no Brasil não significa dias frios em todo o país. No Tocantins, e na maioria das áreas do Norte, do Nordeste e também na maioria das áreas do Centro-Oeste, o inverno é estação de tardes ensolaradas e quentes. 

 

 

 

Recorde de calor em Palmas (TO)

Palmas, capital do Tocantins bateu recorde de calor para este ano na tarde de 15 de julho. Foi a tarde mais quente de 2019, com temperatura máxima de 37,4°C, pela medição das 15 horas (Brasília) feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 37,3°C em 31 de janeiro.



A elevada temperatura pode ser explicada basicamente pela falta de nuvens, que permite uma intensa incidência de sol o dia todo, e de ventos fracos.

 

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

 

Contrastes invernais 

Brasil é um país de grande variedade climática e não se pode generalizar as características das estações do ano para todas as Regiões do país. 

 

Os contrastes de temperatura e de umidade são enormes, principalmente no inverno. Enquanto o ar esquenta com a pouca nebulosidade e falta de ventos frios em parte na Região Norte, o ar frio de origem polar avança sobre a Região Sul e derruba a temperatura novamente. 

 

A terça-feira, 15 de julho, foi de recorde de calor para Palmas, a capital do Tocantins, mas em Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, capital de Santa catarina, foi uma das tardes mais mais frias deste ano, até agora.

Segundo o INMET, a temperatura máxima em Porto Alegre foi de 14,1°C  e em Florianópolis foi de 16,2°C.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

18°
min

22°
max

5mm / 83%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%