Ar seco e chuva na Região Norte

19/07/2019 às 17:54
por Redação

Oferecimento
Chuva se concentra sobre o AM e a umidade fica baixa no TO. O ar frio de origem polar chega ao AC e a RO na próxima semana.

Neste final de semana, uma grande massa de ar seco influencia  alguns estados da Região Norte inibindo a formação de nuvens carregadas e a possibilidade de chuva. Uma nova frente fria vai fazer a temperatura despencar no Acre e em Rondônia a partir do meio da próxima semana. 



Pancadas de chuva

No norte do Pará, no Amazonas, em quase todo o Acre, Amapá e Roraima, áreas de instabilidade ganham força devido a presença de ar úmido e ao aquecimento diurno. Há previsão de chuva, com até moderada intensidade, principalmente a partir da tarde. Não se descarta o risco para raios. A chance de chuva em Rio Branco é baixa.

 

O ar seco predomina em Tocantins, Rondônia e em quase todo o estado do Pará. A previsão é de tempo aberto, com muito sol e sem chuva.



Baixa umidade do ar

Durante a tarde, a umidade relativa do ar cai bastante no Tocantins e no sul do Pará, chegando a valores entre 20% e 30%. Nesta sexta-feira, 19, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na cidade de Araguaçu (TO) registrou 25%, 27% em Palmas (TO) e 28% em Santana do Araguaia (PA)

 

A secura do ar pode causar desconforto para a população, prejudicando principalmente as pessoas que sofrem de doenças respiratórias e cardíacas. 



Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

 

Queimadas

Como é comum no inverno, a grande redução da chuva aumenta o risco para queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no estado do Tocantins houve um aumento de 38% nos focos de queimadas em relação ao ano passado, considerando o total de focos de 1 de janeiro a 18 de julho. Nas últimas 48h foram registrados 34 focos de queimadas em Formoso do Araguaia (TO) e 19 focos em Lagoa da Confusão (TO).

 

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria vai causar mudanças no tempo no Acre e em Rondônia a partir da terça-feira, 23 de julho, causando aumento de nebulosidade e chuva. O ar frio de origem polar que vem com está frente fria, chega a estes estados a partir da quarta-feira, 24, e faz a temperatura despencar.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

20mm / 80%

Rio Branco - AC

24°
min

31°
max

10mm / 67%