SP segue com ar seco e sol nesta sexta

26/07/2019 às 07:01
por Redação

Oferecimento
Previsão de queda de temperatura e chuva para o leste do estado no final de semana

Uma massa de ar seco ainda vai predominar sobre o estado de São Paulo nesta sexta, mas o extremo sul e oeste terão aumento de nebulosidade. A passagem de uma frente fria próxima ao estado, neste final de semana, vai trazer condição para chuva em parte do estado e queda da temperatura. 

 

Nesta sexta-feira, ventos que sopram de sudoeste aumentaram a umidade na região de Presidente Pudente e do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. As duas áreas amanheceram e vão seguir com sol entre muita nebulosidade. A região leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, amanheceu com  muita nebulosidade,  mas que já se dissipa ao longo da manhã e dá lugar ao sol. Para as outras áreas a previsão é de muito sol e ar seco. 

 

O estado começou o dia com temperaturas amenas,  mas vai esquentar a tarde e faz calor. Ao anoitecer a temperatura diminui novamente e volta a ficar agradável.



Ar muito seco em parte do estado

Na região norte e noroeste do estado de São Paulo, a umidade relativa do ar deve ficar muito baixa nas horas mais quentes do dia, entre 20 e 30%. Índices considerados em estado de atenção.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal para não prejudicar a saúde humana é que a umidade no ar permaneça acima dos 60%.

 

Foto de Santos Albuquerque, São Paulo (SP)



Tendência para o final de semana

Uma nova frente fria vai influenciar no tempo do estado de São Paulo neste final de semana. 

 

Neste sábado, os ventos de uma frente fria, na altura da costa da Região Sul, vão aumentar a umidade e a condição para formação de nuvens na região leste do estado de São Paulo. O litoral paulista terá aumento de nebulosidade logo pela manhã e risco de garoa á noite. A nebulosidade aumenta na capital paulista a partir da tarde e à noite também tem previsão de garoa. As outras áreas vão seguir com sol e tempo firme.

 

A frente fria vai estar sobre o oceano, na altura da costa do estado de São Paulo, neste domingo, e a temperatura vai sofrer acentuada queda. A região da Baixada Santista deve ter chuva frequente, mas com fraca intensidade. A região da Grande São Paulo terá um dia de garoa, muita nebulosidade e frio. Na região de Campinas a nebulosidade vai aumentar mas sem chuva. As outras áreas do estado vão ter sol forte. 



A cidade de São Paulo teve grande volume de chuva em julho

Segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a estação meteorológica do Mirante de Santana na zona norte da cidade de São Paulo registrou, entre os dias 1 e 24 de julho, 153,9mm de chuva acumulada. Este valor é cerca do triplo da média normal de chuva para julho, que é de 48mm. Até o final do mês ainda há previsão de chuva para a cidade de São Paulo, mas com volume baixo. Com esse valor total acumulado até agora, julho de 2019 já é o julho com maior volume de chuva em 10 anos. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%