Por que choveu forte em SP?

30/07/2019 às 19:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas de vento chegaram aos 70 km/h na Grande SP. Interior teve granizada. Saiba como fica o tempo nos próximos dias.

A tarde de 30 de julho começou com sol e terminou em temporais no estado de São Paulo. Nuvens carregadas se espalharam por muitas regiões do interior, da Grande São Paulo e do litoral provocando pancadas de chuva com raios e fortes rajadas de vento. Houve até granizada no interior paulista.

 

A ocorrência das fortes pancadas de chuva e o granizo não estavam sendo esperados para hoje no estado de São Paulo. A mudança repentina nas condições do tempo surpreendeu também os meteorologistas da Climatempo.

 

 

Nuvens carregadas sobre SP em 30/7/19

 

 

Por que choveu forte?

A formação das nuvens carregadas em diversas regiões do estado de São Paulo pode ser explicada pela combinação do grande aquecimento diurno, a chegada de uma frente fria ao litoral paulista e a passagem de uma circulação de ventos ciclônica alongada (cavado meteorológico) sobre o estado. 

A frente fria e o calor já estavam previstos. O cavado foi diagnosticado na segunda-feira, 29, porém não tinha a dimensão observada nesta terça-feira.

Além disso, as simulações atmosféricas feitas desde o sábado, 27 de julho, não indicavam chuva para o dia 30 de julho. 

 

A temperatura na tarde de 30 de julho de 2019 variou de 28°C a 33°C por quase todo o interior de São Paulo. Na zona sul da capital paulista, o INMET registrou 27,4°C.

 

Esquema da circulação ventos ciclônica alongada e frente fria no litoral de SP em 30/7/19

 

Rajadas de vento

As áreas de chuva que avançaram do interior paulista para a Grande São Paulo provocaram rajadas de vento com mais de 50 km/h.

No Campo de Marte, na zona norte da cidade de São Paulo, uma rajada chegou aos 52 km/h às 17h35. O aeroporto de Congonhas registrou rajada de 67 km/h às 17h40. O aeroporto internacional de Guarulhos teve rajada de 70 km/h às 18 horas.

O aeroporto de Jundiaí teve rajadas de 65 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 54 km/h em Pradópolis e de 53 km/h em Avaré.

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

Granizo 

Uma forte precipitação de granizo caiu na região de São Pedro do Turvo (sudoeste de SP, perto de Ourinhos) na tarde desta terça-feira, 30 de julho, As pedras de gelo caíram em grande quantidade cobrindo estradas e campos.

Também houve relatos de granizo em Santa Cruz do Rio Pardo e Pardinho.

 

Volumes de chuva

Na cidade de São Paulo, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - registrou 6,8 mm em 1 hora em Perus, entre 17h e 18h.

Entre 15h e 18h choveu quase 24 mm em Jacupiranga, 23 mm em Mongaguá, 21 mm em Itariri e 19 mm em Pereiras e em Cajati.



Previsão para quarta-feira, 31 de julho

O mês de julho vai terminar com sol, calor e sem chuva no estado de São Paulo. A maioria das áreas do estado terá uma quarta-feira com sol e algumas nuvens, mas sem chuva.

No leste do estado, a quarta-feira amanhece nublada, com névoa, na Grande São Paulo, no litoral, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira. O sol aparece ainda de manhã, mas entre muitas nuvens. O dia segue com grande quantidade de nuvens e períodos com sol, mas sem chuva.

A dia amanhece com temperatura amena, mas a tarde é quente.

 

Frente fria forte na sexta-feira-feira, 2 de agosto

Os paulistas terão sol e calor na quinta-feira,  1 de agosto, mas na sexta-feira, dia 2, uma forte frente fria chega ao estado trazendo chuva, com raios, que pode ser forte e com ventos fortes.

Chove em esfria muito em todo estado de SP durante o sábado. O domingo será muito frio.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%