São Paulo vai terminar o mês sem chuva

31/07/2019 às 07:07
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/07/2019 às 07:13

Oferecimento
O interior do estado de São Paulo volta a secar. Forte frente fria muda o tempo durante a próxima sexta-feira.

Uma massa de ar seco volta a predominar sobre o estado de São Paulo, mas a recente passagem de  uma frente fria pelo litoral paulista aumentou a umidade e nebulosidade no leste do estado. Durante a sexta-feira, 2 de agosto, uma nova frente fria vai trazer mudanças no tempo e forte queda de temperatura para o final de semana.

 

Por que choveu ontem em SP?

 

Dia ainda começa úmido na Grande SP 

Com a recente passagem de uma frente fria, a umidade aumentou na Grande São Paulo e o dia começou com neblina na região do Vale do Paraíba e em trechos de serra. No entanto, a previsão é que já dissipe pela manhã, dando lugar ao sol. A previsão para hoje é que o sol predomine no estado de forma geral. Algumas nuvens até vão se formar, mas não são nuvens que provocam chuva e nem que escondem totalmente o sol. As temperaturas seguem em elevação ao longo do dia e faz calor à tarde para os padrões desta época do ano.

 

 

Ar muito seco

Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa no ar deve chegar a níveis muito baixos, abaixo dos 30%, no centro-oeste, norte e noroeste do estado de São Paulo. É importante redobrar os cuidados com a hidratação em dias muito secos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMG), ideal é que a umidade no ar fique acima de 60% para não ser prejudicial a saúde. 

 

Foto de Helder Bastos, São Paulo (SP)

 

Tendência para os próximos dias 

Uma nova frente fria continental vai influenciar o país a partir desta quinta-feira,1 de agosto e chega ao estado de São Paulo a próxima sexta-feira, dia 2. 

O extremo sul e oeste do estado terão chuva a qualquer hora na sexta. O centro-leste, incluindo a Grande São Paulo, e o noroeste têm previsão de chuva a partir da tarde. O norte deve seguir com tempo firme.

A chegada desta frente fria pode provocar vento forte na sexta-feira, com rajadas de até 70 km/h no interior e na Grande São Paulo e de até 80 km/h pelo litoral.

 

A forte massa de ar frio de origem polar associada a frente fria vai derrubar as temperaturas a partir do sábado. Todo o estado tem condição para chuva no sábado, com mais intensidade na região leste.  No domingo, a chuva vai se concentrar sobre o extremo norte e leste, mas sua intensidade já diminui. O primeiro fim de semana de agosto será gelado para os paulistas.



CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%