Terça-feira com sol e menos frio no Sul do Brasil

05/08/2019 às 21:02
por Redação

Oferecimento
A temperatura entra em elevação na Região. Uma nova frente fria vai mudar o tempo do RS a partir de quarta.

Uma massa de ar frio de origem polar se afasta do Sul do país e uma massa de ar seco passa a predominar sobre a Região no decorrer da semana. Depois de quatro dias congelantes, a temperatura já está em elevação, mas uma nova frente fria deve trazer chuva e derrubar a temperatura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no final de semana.

 

Sol e menos frio

Nesta terça, 6 de agosto, a previsão é de predomínio de sol forte nos três estados do Sul, mas pode haver nevoeiro no começo manhã. Entre as capitais, o sol fica forte em Porto Alegre. Curitiba tem períodos com sol entre muitas nuvens. No litoral de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, as condições são para um dia de sol entre muita nebulosidade. 

 

Com o afastamento cada vez maior da massa de ar frio, a temperatura entra em elevação em todos os estados, mas o início das manhãs e as noites ainda serão frios. As tardes cada dia mais quentes até quinta.

 

 

Foto de Eder Luiz Mello, Santa Maria (RS)

 

Tendência da semana no Rio Grande do Sul

A partir de quarta-feira, uma nova frente fria vai causar chuva sobre o Rio Grande do Sul. Nesta quarta, a região de fronteira entre o estado gaúcho e o Uruguai deve ter sol pela manhã e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. As outras áreas do estado vão seguir com sol forte.

 

Vai chover em praticamente todo o estado na próxima quinta e na sexta-feira, 9 de agosto. O sul gaúcho deve ter chuva a qualquer hora na quinta, intercalada com alguns períodos de sol. A divisa com Santa Catarina terá dia de sol e as outras áreas, incluindo a capital, chuva com raios a partir da tarde. Já na sexta, a chuva se espalha pelo estado. A chance de chuva é baixa só na serra gaúcha. 

 

A sexta-feira será com alerta para ventania por causa da formação de um ciclone extratropical.

 

No próximo fim de semana, uma massa de ar polar, associada a frente fria, volta a derrubar a temperatura do Rio Grande do Sul.

 

Tendência da semana em Santa Catarina

A previsão do tempo para Santa Catarina será de sol e tempo firme até sexta-feira, 9 de agosto. Nesta quarta, o litoral ainda vai ter um dia de sol entre muita nebulosidade, mas na quinta e na sexta a nebulosidade diminui. A temperatura sobe mais em todas as regiões do estado e faz calor à tarde.

 

No próximo sábado, uma nova frente fria vai mudar o tempo sobre parte do estado e derrubar a temperatura. O sul e oeste catarinense devem ter manhã de sol e chuva com raios à tarde e à noite . Nas outras áreas a previsão é de sol.

 

Tendência da semana no Paraná

Até a sexta-feira, não vai chover no Paraná. A previsão é de dias com sol e ar seco. Com a aproximação de uma nova frente fria, o extremo sul do estado, região de Foz do Iguaçu, tem condição para chuva a partir da tarde do sábado, mas nas outras áreas ainda vai fazer sol e a temperatura continuar em elevação. 

 

Curitiba bateu recorde de frio

No domingo, 4 de agosto, Curitiba bateu recorde de menor temperatura máxima do ano, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A temperatura foi de 11,3°C. O recorde anterior era de 12.9°C, do dia 6 de julho de 2019. 



CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%