Secura, calor e fogo no Norte do Brasil

07/08/2019 às 00:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Porto Velho foi a capital mais seca do país na terça-feira, 6 de agosto.

Algumas áreas do norte do Amazonas, norte e oeste do Pará, Amapá e Roraima continuam tendo pancadas de chuva nesta quarta-feira, que podem ser moderadas a fortes e vir com raios e fortes rajadas de vento. As capitais Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém também podem ter pancadas de chuva. Mas é o ar seco, o calor e agora a fumaça das queimadas que predominam na Região Norte nos próximos dias

 

Fumaça em Porto Velho e em Rio Branco

Porto Velho, capital de Rondônia, e Rio Branco, capital do Acre, foram invadidas pela fumaça das queimadas que ocorrem nesta época. Por várias horas, a visibilidade nos aeroportos locais ficou bastante prejudicada. Depois do recorde de frio, a temperatura subiu rapidamente e o ar secou muito. Na terça-feira, 6, Porto Velho veio a capital mais seca do país com 26% de umidade no ar ás 15 horas segundo o INMET.

 

Pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Porto Velho era o município brasileiro com maior número de focos de fogo nos dias 4 e 5 de agosto de 2019. Em 48 horas foram 175 focos e fogo



Município (UF)

Número de focos em 48 h

PORTO VELHO (RO)

175

LÁBREA (AM)

138

APUÍ (AM)

131

CUJUBIM (RO)

89

SÃO FRANCISCO DE PAULA (RS)

77

COLNIZA (MT)

72

CANDEIAS DO JAMARI (RO)

71

ALTAMIRA (PA)

64

NOVO ARIPUANÃ (AM)

63

FORMOSO DO ARAGUAIA (TO)

58

 

Ranking de focos de fogo

Desde o início do ano de 2019, o estado com maior número de queimadas é o Mato Grosso, com quase 9879 focos de fogo. Mas do segundo ao quarto colocado no ranking de focos de fogo temos o Tocantins, Roraima e Pará, nesta ordem.

 

Considerando apenas agosto, nos seis primeiros dias do mês, Amazonas, Pará e Rondônia estão nas três primeiras posições, nesta ordem, com a maior quantidade de focos de fogo.

 

O risco de fogo é alto nesta quarta-feira.

 

 

Risco de fogo em 6/8/19 : o tom de vermelho escuro indica alto risco de fogo

 

 

Tempo seco

O ar seco vai predominar sobre o Norte do Brasil nos próximos dias, inibindo a ocorrência e chuva. Mas a partir da quinta-feira, o ar úmido volta a entrar no Acre estimulando alguma chuva. 

Mesmo assim, o risco de foto deve continuar alto nos dois estados.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

25mm / 90%

Boa Vista - RR

24°
min

29°
max

60mm / 90%