Dia dos Pais com sol na maior parte do Brasil

09/08/2019 às 15:57
por Angela Ruiz

Oferecimento
Região Sul amanhece com um pouco de frio. Veja como fica a previsão

O fim de semana será de sol e calor na maior parte do Brasil. O calor e a alta umidade do ar provocam pancadas de chuva no norte do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. No litoral leste do Nordeste, os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de nuvens e as pancadas de chuva a qualquer hora entre Salvador e Recife.  

 

As demais áreas da Região Norte, o interior do Nordeste, Região Centro-Oeste e Sudeste ficam sob o domínio de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. Nestas áreas, níveis de umidade do ar podem ficar baixos entre 20% e 30% que caracteriza estado de atenção.

 

Neste sábado, o deslocamento de uma frente fria espalha muitas instabilidades na maioria das áreas da Região Sul. Durante o sábado, o alerta é para temporais no leste e norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e na região de Foz do Iguaçu (PR), com rajadas de vento entre 70km/h a 90km/h. A temperatura cai. Em Florianópolis e no Vale do Itajaí, risco de chuva moderada com raios e rajadas de vento.  

 

Dia dos Pais

 

No domingo, a fria se afasta do Sul. O amanhecer será frio com névoa e nevoeiro na maioria das áreas. Mas, a tendência é de elevação de temperatura no período da tarde. Áreas de instabilidade que atuam na Argentina avançam para o interior gaúcho e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva com raios em Uruguaiana, São Luiz Gonzaga, Santa Maria e Bagé. A chuva pode vir acompanhada de raios.

 

No litoral do Paraná e de São Paulo, após a passagem da frente fria, a circulação dos ventos mantem as nuvens carregadas e chuva no decorrer do dia. Nas capitais Curitiba e Florianópolis e na região de Foz do Iguaçu, um dia de sol entre nuvens, sem chuva. As demais áreas da Região Sul terão um dia de sol sem chuva.       

 

O domingo do Dia dos Pais amanhece nublado com chuviscos na capital paulista, mas a partir da tarde ocorrem aberturas de sol. No Rio De Janeiro, o domingo começa com sol e a partir da tarde as nuvens aumentam. Não chove.

 

O sol e a sensação de calor predominam no fim de semana nas capitais Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Rio Branco, Porto Velho, Palmas, São Luís, Teresina e Fortaleza.   

 

Foto: Gleive Marcio - Palmas TO

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

34°
max

8mm / 90%

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%