Sul do BR em atenção para chuva e vento fortes

09/08/2019 às 00:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Formação de ciclone extratropical aumenta a chuva e o risco de ventania no RS.

Os estados da Região Sul, mas especialmente o Rio Grande do Sul, ficam em atenção nesta sexta-feira, 9 de agosto, para a ocorrência de chuva moderada a forte e volumosa, raios, queda de granizo e ventania.

 

O tempo severo está relacionado com a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical entre o Sul do Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai.

 

Muita chuva e ventania no sul do RS

O sul do Rio Grande do Sul deve ser a região com chuva mais volumosa e mais vento. Chove na maior parte do dia na fronteira com o Uruguai e grandes acumulados devem ser observados no fim do dia. As outras regiões gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre podem ter pancadas de chuva e raios com moderada a forte intensidade.

Com a formação do ciclone extratropical, o sul e o leste do Rio Grande do Sul podem ter rajadas de vento com até 80 km/h. 

 

 

Foto de Helô Brodt, Porto Alegre (RS)

 

Calor e vento no PR e em SC

Paraná em Santa Catarina têm aumento de nebulosidade por causa da frente fria, mas o sol aparece forte em grande parte do dia e faz calor. Pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes, podem ocorrer a partir da tarde no oeste do Paraná e de Santa Catarina.

Mesmo sem chover, podem ocorrer rajadas de vento nos dois estados, a qualquer hora, entre 50 km/h e 70 km/h.

 

Fim de semana

Com o deslocamento da frente fria, que avança até o norte do Paraná durante o sábado,10, o dia será com muitas nuvens e pancadas de chuva por quase toda a Região. A temperatura cai e a sensação será de frio no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Mas no domingo, 11, o Dia dos Pais, quase toda a nebulosidade se dissipa sobre o Sul do Brasil. O sol volta a aparecer. Chove no litoral do Paraná. O leste do estado, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam com muitas nuvens e temperatura amena. pode chover a partir da tarde no oeste gaúcho.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%