Frente fria vira o tempo no leste de SP e temperatura cai

13/08/2019 às 13:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral pode ter vento moderado a forte. Noite de hoje será fria na Grande SP e no leste do estado. Esfria mais amanhã.

A chegada de uma frente fria virou o tempo o leste de São Paulo na manhã desta terça-feira, 13 de agosto. No fim da manhã, nuvens cinzas deixam o céu completamente nublado na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira e em quase todo o litoral. Até garoou em alguns locais.

 

A imagem captada pelo satélite meteorológico GOES 16 mostra as nuvens baixas espalhadas por quase toda a faixa leste do estado de São Paulo. A imagem é de 12h20 (Brasília, ou 15:20 Z , no horário universal) e mostra que a maior parte do Vale do Paraíba ainda estava com sol, mas a nebulosidade já era grande pelo litoral norte de São Paulo .

 

 

SP_Virada_ff 13-8-19_post

Nuvens baixas no leste de SP por causa da chegada de uma frente fria em 12/8/19

 

No decorrer da tarde e na noite de hoje, o tempo fica mais instável no leste de São Paulo e as condições para chuva aumentam. O litoral pode ter chuva moderada e vento moderado a forte, com rajadas de até 70 km/h. A Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira podem chuva fraca.

 

Até a noite, podem ocorrer algumas pancadas de chuva no centro-oeste, sul e leste do estado, atingindo áreas como Campinas, Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente.

 

Foto de João Basso, São Paulo (SP)

 

Temperatura em declínio

Nesta terça-feira 13 de agosto, a temperatura tem queda acentuada no decorrer do dia por causa da passagem de outra frente fria. Além de muita nebulosidade e chuva, o ar frio de origem polar que vem com esta frente fria vai ajudar a temperatura despencar. Depois de um dia quente, a terça-feira será úmida e fria, com previsão de chuva principalmente à tarde e à noite. Pode começar a chover na Grande São Paulo no início da tarde e as condições para chuva aumentam cada vez mais até a noite.

 

Sensação de frio aumenta no decorrer do dia

A terça-feira terá temperatura invertida. A menor temperatura do dia deve ocorrer à noite e não ao amanhecer, como acontece quase todos os dias. Esta inversão da temperatura deve ocorrer em toda a Grande São Paulo. 

A sensação de frio será maior do meio da tarde em diante do que pela manhã. A temperatura por volta das 15 horas tarde desta terça-feira deve ser de 8°C a 10°C menor do que da tarde desta segunda-feira.

 

Mais ar polar na 4ª feira

Durante a quarta-feira, o vento frio de origem polar vai soprar persistente o dia todo sobre o estado de São Paulo. A temperatura cai mais em relação à terça, inclusive na Grande São Paulo. Na capital, a tarde de quarta, 14 de agosto, deve ficar entre as mais frias do ano. 

A semana segue fria com madrugadas frias na cidade de São Paulo, mas o calor volta no próximo fim de semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%