Chuva se espalha pela costa leste do Nordeste 

15/08/2019 às 19:16
por Redação

Oferecimento
O oeste da Região segue com ar seco e umidade do ar abaixo dos 30%

A intensificação dos ventos marítimos sobre a costa leste do Nordeste, associados com a passagem de uma frente fria, aumenta a concentração de umidade e as condições para chuva na região. Enquanto todo leste nordestino continua com previsão para chuva por todo o final de semana, praticamente todo o centro-oeste do Nordeste segue com sol forte e ar seco.

 

Tanto nesta sexta, quanto no final de semana, toda a região leste do Nordeste tem condição para chuva. 

 

Salvador e Ilhéus

As regiões de Salvador e de Ilhéus têm previsão para chuva frequente e volumosa nesta sexta-feira, 16 de agosto, e também no sábado. Com a entrada do ar frio de origem polar e a chuva, a temperatura baixou e ainda fica amena nesta sexta-feira. 

A chuva perde intensidade no domingo, mas não para, e tem previsão de períodos com sol. 

 

Do dia 1 ao dia 15 de agosto, até às 9h, Salvador acumulou 40 mm de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Isto representa cerca de 30% da média de chuva para agosto, que é de aproximadamente 133 mm.

 

Costa leste do Nordeste

Nesta sexta, 16 de agosto, a umidade avança pelo Agreste de Pernambuco e da Paraíba e chega também sobre a Chapada Diamantina, na Bahia. Nestas áreas, na região de Vitória da Conquista, Alagoas e de Recife, tem previsão de muitas nuvens, alguns períodos de sol e de chuva moderada. Todo o estado de Sergipe, a região de João Pessoa, de Paulo Afonso e de Natal tem previsão de chuva fraca e moderada. 

 

No sábado, o litoral sul da Bahia, a região de Aracaju, Maceió e Recife terão chuva a qualquer hora e sol em alguns momentos. A região de Natal, de João Pessoa, o Agreste e a região de Vitória da Conquista deve ter chuva fraca e passageira, mas o sol aparece.

 

No domingo a ocorrência de chuva fraca e passageira vai se concentrar no litoral sul da Bahia e na região de Vitória da Conquista. Nas outras áreas da costa leste e no Agreste a chuva deve acontecer a qualquer hora e pode ser moderada em algumas horas, mas o sol deve aparecer um pouco. O sertão de Pernambuco e a região de Paulo Afonso tem previsão de sol entre muita nebulosidade.

 

Foto de Esmeraldo Camurugi, Salvador (BA)

 

Ar seco predominando na Região

A maioria das áreas da Região Nordeste continuam sob influência de ar seco. Para esta sexta-feira e para o final de semana, a previsão é de  sol forte, ar seco e muito calor em quase todo o Maranhão, no Piauí, no Ceará, incluindo Fortaleza, no interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba, de Pernambuco e no oeste da Bahia. O litoral do Maranhão, incluindo São Luís tem sol forte nesta sexta, mas pancadas de chuva a partir da tarde no fim de semana.

 

A umidade relativa do ar vai ficar muito baixa, nas horas mais quentes do dia. No oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, incluindo Teresina, e do Maranhão, a umidade no ar vai ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%