Como será a chuva no início do período úmido de 2019?

17/08/2019 às 01:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como vão ficar os oceanos Pacífico Equatorial Leste e Atlântico Sul nos próximos meses? São eles que vão determinar a chuva da primavera/verão.

O que se chama de período úmido é a época de chuva regular, após os meses de seca do outono/inverno. Na maioria das áreas do Brasil, o início deste período úmido começa com a chuva da primavera e se estende pelo verão, que é o período mais chuvoso do ano em quase todo país.

 

O retorno da chuva é especialmente esperado pelo setor agrícola, pois o plantio da nova safra principal de grãos precisa ser iniciado. A chuva do início do período úmido começa a molhar a terra justamente para que se tenha condições de manejo e de plantio.

 

 

 

Foto de Henrique Carneiro - Canarana, MT

 

 

Outro setor da economia que depende diretamente da chuva do período úmido é o de geração de energia hidroelétrica. É a chuva volumosa e frequente que ocorre no durante a primavera e especialmente no verão que vai encher os rios que alimentam as usinas energia hidroelétrica. Para o consumidor, pouca chuva em geral significa conta de luz mais cara.

 

Mas a atmosfera não funciona como um relógio de precisão e assim, o início do período úmido não ocorre na mesma época e nem com a mesma intensidade de um ano para outro. A situação dos oceanos, tanto do Pacífico como do Atlântico, vai determinar a regularidade e a qualidade da chuva do período úmido.

 

Situação do oceano Pacífico Equatorial Leste

O verão, o outono e o começo do inverno de 2019 foram sob influência do fenômeno El Niño que, mesmo com fraca intensidade, teve impacto no padrão da chuva e da temperatura no Brasil e na América do Sul nos últimos meses. 

 

No período entre meados de julho e meados de agosto de 2019, observou-se um resfriamento da água do mar na região central-leste do oceano Pacífico Equatorial, que é a área oceânica tecnicamente analisada para se saber se está ocorrendo um fenômeno El Niño ou La Niña.

A anomalia (diferença em relação à média) da temperatura superficial do mar estava negativa (tons de azul) indicando que a temperatura estava abaixo do normal.

 

 

Anomalia global da temperatura do mar entre 14/7/19 a 10/8/19

 

 

 

Na segunda semana de agosto de 2019, a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), dos Estados Unidos, anunciou que o El Niño já estava desconfigurado. A situação atual é de neutralidade no oceano Pacífico Equatorial Leste. Isto quer dizer que não se pode definir um El Niño e nem um evento La Niña.

É importante lembrar que a mudança de estado para um destes fenômenos não se define apenas pela análise da temperatura superficial da água do mar do Pacífico ao largo da costa do Peru/Equador. Vários critérios precisam ser satisfeitos ao mesmo tempo para definir estes fenômenos.

 

 

Previsão probabilística de evento El Niño e La Niña

 

 

Situação do Atlântico na costa do Brasil

O oceano Atlântico na costa do Brasil ficou muito quente no verão e no outono, com temperatura acima do normal.

Houve um resfriamento durante o inverno e atualmente a temperatura está próxima da normalidade e já se observam até áreas com temperatura abaixo da média em alto-mar.

 

A temperatura da água do mar na costa leste do Brasil é um dos fatores que comandam o deslocamento das frentes frias. Combinada com circulações de vento adequadas em diversos níveis de altitude da atmosfera, a passagem das frentes frias pela costa da Região Sudeste, e que eventualmente avançam pela costa leste do Nordeste, estimula a organiza áreas de instabilidade que provocam chuva pelo interior do Brasil.

 

Previsão para o período úmido no Brasil

Como vai ficar o Pacífico Equatorial Leste nos próximos meses? O El Niño vai voltar? Há risco de La Niña? O Atlântico na costa do Brasil vai continuar esfriando?

Qual o impacto desta nova situação oceânica na chuva do início do período úmido de 2019 para a agricultura, para o setor energético e para o comércio em geral?

 

A meteorologista Graziella Gonçalves analisa a tendência climática para o começo da primavera de 2019.

 

 

 

 

 

FASES DA LUA

  • Cheia
    14/09
  • Minguante
    21/09
  • Nova
    30/08
  • Crescente
    06/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03