Calor aumenta no Sudeste na sexta-feira

29/08/2019 às 11:15
por Paula Soares

Oferecimento
Os índices de umidade relativa do ar devem atingir níveis críticos à tarde.

A sexta-feira vai ser quente em todo o Sudeste do Brasil e a população da Região deve ficar atenta aos baixos índices de umidade. Nas horas mais quentes da tarde, muitas cidades devem atingir níveis críticos.

 

Uma grande massa de ar seco atua no Sudeste do país e inibe a formação das nuvens carregadas, portanto, não há expectativa de chuva para os estados da Região. Algumas nuvens ainda vão passar sobre o interior do Rio De Janeiro, centro-leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e no Espírito Santo, mas mesmo assim, o sol aparece nestas regiões, esquenta e não chove.

 

Em São Paulo, os ventos que sopram do interior do país aumentam a sensação de calor no decorrer do dia. Não se descarta a formação de uma névoa ao amanhecer, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol. A temperatura já sobe bastante em relação ao início da semana.

 

SP_SãoPaulo_Nathália-Castro_070719-(6)

Foto de São Paulo/SP por Nathália Castro

 

Atenção

O ar fica mais seco e os índices de umidade relativa do ar devem atingir níveis críticos nas horas mais quentes do dia. Com exceção do litoral, grande parte da Região já fica com índices abaixo de 30%, o que já é considerado prejudicial à saúde. No interior paulista entre as cidades de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto e em Minas nas cidades ao oeste, incluindo o Triângulo Mineiro, a previsão é que os índices fiquem abaixo de 20%. Este valor é caracterizado como estado de alerta. A Organização Mundial de Saúde(OMS) recomenda como valor mínimo para a saúde humana 60%, o que não é caso da maior parte da Região nesta sexta(30).

 

Por que o ar seco é ruim para a saúde?

 

Mais calor para o sábado

No sábado o calor vai ser intenso por várias áreas do Sudeste. As temperaturas vão passar dos 30°C em grande parte da Região, inclusive nas capitais. Algumas rajadas de vento são previstas ao longo do dia, anunciando a aproximação de uma frente fria! As cidades do extremo sul e oeste de São Paulo já podem ter algumas pancadas de chuva no fim do dia, mas em todas as outras áreas do Sudeste, o sol forte predomina, faz muito calor e ainda não chove. 

As mudanças vão começar a partir do domingo(01) por causa da chegada de uma frente fria e também por influência de um sistema de baixa pressão.

 

Fique atento ao site e acompanhe as notícias atualizadas!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%