Agosto com chuva abaixo da média em São Paulo

30/08/2019 às 18:18
por Joao Basso

Oferecimento
A quantidade de chuva ficou 91% abaixo da média climatológica mensal

O inverno é um período seco em todo o território paulista e o mês de agosto não é muito diferente. A média de precipitação para este mês é de 36,0 mm na cidade de São Paulo. O mês se encerra neste sábado (31), e como não há previsão de chuva, o volume total acumulado dentro do mês é de 3,3 mm, de acordo com dados do Mirante de Santana do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Assim, a capital termina com chuva 91% abaixo da média.

 

Neste mês, as massas de ar frio chegaram com até forte intensidade, provocando quedas de temperatura na cidade e  principalmente no leste do estado de São Paulo. Porém, devido à baixa umidade, mesmo com as passagens das frentes frias que provocaram a mudança no tempo, não houve formação de áreas de instabilidade suficientes para provocar aumento da precipitação mensal. Desta forma, o volume acumulado foi baixo na capital dentro do período.

 

Como ficou a temperatura mensal?

 

A temperatura máxima média do mês de agosto é de 24,1 °C, enquanto que a média de temperatura mínima é de 13,1°C. As temperaturas máxima e mínima devem ficar próximas da média neste mês de agosto. Respectivamente, até as últimas medições do INMET, a temperatura máxima média é de 23,4 °C, enquanto que a média mínima é de 13,6 °C. Considerando a previsão do dia 31 de agosto, a média de temperatura máxima pode ficar 0,4 °C abaixo do padrão mensal, enquanto que a média de temperatura mínima deve ficar 0,6 °C acima da Climatolodia do mês de agosto.

 

Dentro do mês de agosto é comum a entrada de ar polar, devido à passagem de frentes frias na Região Sudeste, o que provoca mudança no tempo também na cidade de São Paulo. Antes da passagem destes sistemas, os ventos sopram do interior e a temperatura aumenta. Logo após a passagem de uma frente fria, ocorre queda na temperatura. Com isso, a população se pergunta sempre o por quê da mudança brusca de temperatura entre um dia e outro ou até no mesmo dia. Porém, vale lembrar sempre que o mês de agosto ainda compreende o período do inverno e nesta época do ano, a incursão de ar frio é muito comum. Com isso, o mês deve encerrar sob condições quase que dentro dentro da normalidade. Além disso, dentro deste mês, tivemos a entrada de 3 frentes frias acompanhadas de massa de ar polar intensa e que causaram a gangorra na temperatura. Mesmo assim, apenas em um dia do mês a temperatura ficou abaixo dos 10,0°C,  com 9,6°C medidos também pelo INMET no dia 04 de agosto.

 

Como começa o mês de setembro?

 

O mês de setembro deve iniciar com a entrada de novos sistemas frontais, que deixam o tempo úmido e temperaturas amenas. Além disso há expectativa para chuva moderada, principalmente entre o domingo, 01 de setembro e a segunda-feira, 02 de setembro. Nos dias seguintes, o céu fica com muita nebulosidade, mas a chuva cai fraca e a qualquer hora. Nas semanas seguintes, o tempo deve voltar a ficar estável.

 

Foto de Jo Pegorim, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

28°
max

0mm / 0%