Sábado com risco de temporais no Sul

30/08/2019 às 21:07
por Redação

Oferecimento
Venta forte e a temperatura diminui em toda a Região no fim de de semana.

Áreas de instabilidade, associadas a passagem de uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil, vão causar raios, chuva e vento forte nos três estados da Região, neste sábado. O sul  e o oeste do Rio Grande do Sul serão influenciados por uma massa de ar mais seco e frio de origem polar. A temperatura vai cair no Rio Grande do Sul no sábado e em Santa Catarina e no Paraná neste domingo. 

 

Sábado com avanço da frente fria

A instabilidade que se concentrou sobre o Rio Grande do Sul na sexta, 30 de agosto, vai avançar e atingir Santa Catarina e o Paraná neste sábado, 31 de agosto, onde a chuva pode variar entre moderada e até forte intensidade. 

 

A entrada de uma massa de ar frio de origem polar vai afastar as instabilidades do sul e do oeste do Rio Grande do Sul. A previsão para a região da Campanha e sul gaúchos é de garoa pela manhã e sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. Venta de moderada a forte intensidade e esfria.

 

Nas regiões de Santa Maria e de São Luiz Gonzaga as condições são para um dia com muita nebulosidade, o sol vai aparecer em alguns momentos e pode chover a qualquer hora, mas os maiores volumes vão se concentrar durante a manhã e o início da tarde. 

 

Áreas do Sul com risco de temporais e chuva forte

Para o norte e leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, e as regiões de Santa Catarina que fazem divisa com este estado, a previsão é de um dia nublado com risco de temporais. O sul e o oeste de Santa Catarina também tem risco de temporais, mas o sol vai aparecer em alguns momentos entre muitas nuvens.

 

Nas outras áreas de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, e do Paraná, incluindo Curitiba, o dia vai começar com sol, mas a partir da tarde são previstas pancadas de chuva com raios. No oeste do Paraná as pancadas de chuva vão ocorrer desde manhã e a chuva deve atingir Curitiba apenas à noite. 

 

Em toda a Região as rajadas de vento vão alcançar até os 70km/h, neste sábado.

 

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

 

Domingo com chuva e ar polar avançando sobre o Sul

Neste domingo, quando começa o mês de setembro a previsão ainda é de tempo instável com chuva em muitás áreas do Sul e declínio de temperatura. Venta forte.

 

O centro sul do Rio Grande do Sul vai ter um dia de muito sol. Nas áreas do leste o sol vai aparecer entre muitas nuvens. Para o norte do Rio Grande do Sul, o sul e centro-oeste de Santa Catarina e o norte e sul do Paraná a previsão é de chuva a qualquer hora, muita nebulosidade e o sol aparecendo em alguns momentos do dia. Nas outras áreas da Região a chuva vai ser frequente e grossa.

 

Sol e frio nesta segunda

Uma massa de ar frio vai predominar sobre o Sul, nesta segunda, com um dia de sol e baixas temperaturas. A região da Campanha tem condições para geada pela manhã.

 

Apenas a região de Curitiba e de Paranaguá tem previsão de chuva frequente, e para a região do Vale do Itajaí e de Florianópolis a previsão é de garoa. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%