Nevoeiro marítimo na costa do Rio de Janeiro

11/09/2019 às 17:15
por Rafael Padovani

Atualizado 11/09/2019 às 17:29

Oferecimento
Confira como fica a previsão do tempo para essa quinta-feira (11/09)

A massa de ar seco ainda predomina no Sudeste do país e mantém a temperatura elevada em todo o estado do Rio De Janeiro. No entanto, a formação e passagem de uma frente fria deve mudar ar condições de tempo no centro-sul fluminense a partir da noite dessa quinta-feira (12/09).

 

O sistema frontal que se organizará entre a noite de hoje e o período da manhã da quinta-feira (12) sobre o Oceano Atlântico, entre a costa das Regiões Sul e Sudeste do país, avançará sobre o estado de SP no período da tarde e chega ao estado do Rio de Janeiro durante a noite. Por conta disso, teremos uma situação pré-frontal durante a manhã e tarde em praticamente todo o Rio de Janeiro, que é como ficam as condições de tempo de uma região antes da passagem uma frente fria. Nesse caso, a temperatura dispara antes da chegada da frente e tende a cair logo após a passagem do sistema e mudança na direção dos ventos de quadrante norte (ventos quentes) para quadrante sul (ventos mais frios).

 

Como a frente fria deve chegar à cidade do Rio de Janeiro no período da noite, a temperatura deve subir bastante no período da tarde, chegando aos 38ºC. Durante e após a passagem da frente, há condições para formação de pancadas de chuva em pontos do Médio Paraíba, de Costa Verde, do Centro-Sul Fluminense e na Região Metropolitana.


Formação do nevoeiro marítimo

 

No período da manhã desta quarta-feira (11/09) no estado do Rio de Janeiro, com a temperatura entrando em elevação, os ventos quentes de norte sopravam em direção ao oceano. Embora a massa de ar seco atue sobre o Sudeste do país, a temperatura da superfície do mar permanece mais fria que a área continental e à medida que o ar quente avançou para o oceano, formou-se um contraste térmico entre a água do mar e o ar logo acima dela. Isso fez com que o ar sobre o oceano esfriasse e condensasse formando uma extensa área de nevoeiro.

 

goes16_vis_1720

Imagem do canal 2 (visível) do satélite GOES-16 (NOAA) das 16h20 (horário de Brasília) de 11 de setembro de 2019. É possível observar a extensa área de nevoeiro.

 

Na sequência, o deslocamento de uma frente fria pelo oceano, entre a costa do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, provocou uma mudança na direção dos ventos na capital fluminense a partir das 10h00. Os ventos, então, passaram a soprar da direção sudoeste/sul, e transportaram a área de nevoeiro para o continente, influenciando a orla a cidade do Rio de Janeiro nesta tarde, diminuindo a visibilidade.

 

RJ_Barra_AndreaPinheiro

Foto: Andrea Pinheiro - Barra (RJ)

 

Esta situação deve persistir até o período da noite e embora tenha havido um aumento de nebulosidade sobre a região, não há previsão de chuva para esta quarta-feira.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%