Pancadas de chuva no MT e no MS nesta quinta

11/09/2019 às 15:59
por Redação

Oferecimento
Goiás e DF seguem sem chuva e com índices de umidade do ar muito baixos

A possibilidade para ocorrência de chuva aumenta na maioria das áreas do Centro-Oeste.

 

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, por causa da influência dos ventos frios e úmidos de uma nova frente fria ao largo do Sudeste e a umidade quem vem da Amazônia, a chance de chuva aumenta 

 

A previsão para o centro-oeste e sul do Mato Grosso e todo o estado do Mato Grosso do Sul, incluindo Cuiabá e Campo Grande, é de sol forte durante o dia, com pancadas de chuva isoladas, entre a tarde e a noite, de fraca intensidade.

 

Com relação a temperatura, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso terão uma tarde de calor, mas, com a entrada dos ventos frios associados a frente fria, a temperatura não fica tão elevada como no início da semana, principalmente em Ponta Porã e Corumbá.

 

Estiagem 

 

 

A forte massa de ar seco que predomina em Goiás, Distrito Federal e no leste do Mato Grosso, inibe as condições de chuva. Goiânia e Brasília, vão ter uma quinta-feira de sol forte e sem chuva. Aliás, já não chove na duas capitais há um bom tempo. A última chuva registrada na capital federal foi no dia 04 de junho e acumulou apenas 6,9 milímetros. A última chuva mais significativa ocorreu no dia 03 de maio e forma registrados 46,2 milímetros. Já em Goiânia, não chove de forma significativa desde o dia 18 de maio, quando foi registrado uma precipitação de 10 milímetros.     

 

Baixa umidade do ar

 

Nesta quinta-feira, muita atenção para os baixos níveis de umidade relativa do ar. No leste do Mato Grosso o índice fica abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia. No Distrito Federal e em Goiás, a umidade relativa do ar registra níveis abaixo de 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para não prejudicar a saúde humana é que umidade no ar fique acima dos 60%.

 

Foto de Jhonatas, Alta Floresta (MT)

 

Tendência para os próximos dias

Nos próximos dias,  o calor persiste sobre o Centro-Oeste do Brasil. Na sexta-feira, o centro-oeste e sul do Mato Grosso e áreas do nordeste de do Mato Grosso do Sul seguem com condições para pancadas de chuva isoladas entre a tarde e à noite, inclusive Cuiabá e Campo Grande. Nas demais áreas da Região o predomínio será de sol e tempo seco.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

14°
min

28°
max

0mm / 0%