Mato Grosso tem fortes pancadas de chuva

23/09/2019 às 23:18
por Redação

Oferecimento
Semana será marcada por aumento de instabilidade na Região Centro-Oeste e deve terminar com chuva em Brasília.

Áreas de instabilidade, associadas ao calor e a um sistema de baixa pressão atmosférica vão provocar mais nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste nesta terça-feira. O estado de Mato Grosso volta a ter temporais. Na segunda-feira, 23, a chuva caiu forte e com intensas rajadas de vento pelo estado. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 75 km/h em Apiacás, 72 km/h em Rosário Oeste e 68 km/h em Cuiabá. Choveu 10 mm em 1 hora em Cuiabá e em Apiacás foram38 mm em 1 hora.

 

A primeira semana da primavera vai ter chuva significativa nos três estados da Região e no Distrito Federal.

 

Tempo seco 

Nesta terça-feira, 24 de setembro, apenas o centro-norte de Goiás, o Distrito Federal e o sul do Mato Grosso do Sul, incluindo Goiânia e Brasília, não devem ter chuva. O dia vai ser de sol forte nessas áreas e muito calor. No sul do Mato Grosso do Sul a nebulosidade vai aumentar à noite. No centro-norte de Goiás a umidade no ar vai chegar em níveis entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia. 

 

Risco de chuva forte em Mato Grosso

O calor continua intenso em Mato Grosso e mais ar úmido chega ao estado estimulando a formação de nuvens carregadas.  Em  Cuiabá e por quase todo o estado, esta terça-feira é de sol e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e com raios entre a tarde e à noite. Algumas rajadas de vento pode variar entre 60 km/h e 80 km/h. No oeste do Mato Grosso, a terça vai ter muita nebulosidade, com algumas aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia, também de moderada a forte intensidade.

 

A maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, e o sul de Goiás têm uma terça-feira quente, com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite que podem ser fortes.

 

 

Foto de Lucas de Oliveira, Alta Floresta (MT)

 

Temporais no MS e no MT na quarta 

Na quarta, 25 de setembro,  a chuva vai aumentar sobre a Região Centro-Oeste, com a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica e de um cavado meteorológico. As pancadas de chuva vão ocorrer em mais áreas do centro-sul e oeste de Goiás, incluindo Goiânia, em todo o estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso do Sul e no oeste do Mato Grosso é esperada chuva forte e volumosa e a temperatura não vai subir como nos últimos dias. 

 

Chuva em Brasília na quinta

Há previsão de chuva para o Distrito Federal e em praticamente todo o estado de Goiás na quinta-feira, 26 de setembro. O sul goiano pode ter temporais. Pancadas de chuva entre a tarde e a noite são esperadas para o centro-norte de Goiás e em Brasília.  

No centro-sul do Mato Grosso do Sul já não deve chover mais. O dia pode começa com garoa de manhã em Campo Grande

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

29°
max

10mm / 90%

Campo Grande - MS

18°
min

27°
max

0mm / 0%