Região Norte - previsão para a primavera 2019

23/09/2019 às 21:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a tendência da chuva e da temperatura para estação em toda a Região

A primavera 2019 tem início às 4h50min do dia 23 de setembro e se estende até 1h19min do dia 22 de dezembro

 

Para a maioria das áreas da Região Norte do Brasil, a primavera representa o retorno da chuva frequente,  principalmente na porção sul, onde estão o Acre, Rondônia, o sul do Amazonas e do Pará e o Tocantins. A chuva ajuda a controlar as grandes queimadas que ocorrem no fim do inverno e também renova o nível de umidade no ar. 

 

Já na faixa do extremo norte da Região, onde estão Roraima, o Amapá e a região de Belém, a primavera é época de diminuição da chuva. 

 

Mesmo com as pancadas de chuva ficando mais frequentes, a primavera é época de muito calor na Região Norte, com temperaturas que podem superar os 40°C especialmente no Tocantins e áreas ao sul e leste do Pará. É uma estação também de temporais.  

 

Os fenômenos meteorológicos que normalmente influenciam a Região Sudeste durante a primavera são:

- sistemas convectivos (associados ao calor e umidade do ar elevada)

- Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - favorece chuva=

- linhas de instabilidade 

 

A passagem de ar frio de origem polar sobre o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas, que é o fenômeno da friagem, é pouco comum durante a primavera, mas pode ocorrer em anos especiais. 

 

Como ficam os oceanos? 

O fenômeno El Niño que predominou no verão e no outono se desconfigurou. A primavera 2019 será com neutralidade climática no Pacífico Equatorial Leste. A temperatura do Atlântico Sul terá maior importância no Clima da estação e terá grande peso no comportamento da chuva sobre o Brasil.

Durante toda a estação, a tendência é que o Atlântico Sul  fique “frio”, com temperatura abaixo a média, em muitas áreas da costa brasileira. A temperatura da água do Atlântico Sul abaixo do normal dificulta o deslocamento normal das frentes frias do Sul para o Sudeste.

 

Primavera 2019

A Região Norte também vai sentir a irregularidade da chuva nesta primavera. O atraso no início do período úmido deve deve ser sentido sobre o Tocantins e em sobre grande parte do Pará, que são dependentes da entrada eficiente de umidade da amazônia nesta época do ano. 

Mesmo com os temporais que ficam mais frequentes entre novembro e dezembro, muitas áreas da Região Norte devem acumular volumes de chuva abaixo da média histórica durante a primavera 2019.

 

Confira a análise climática para a primavera 2019 na Região Norte do Brasil, com a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

30mm / 90%