Pancadas de chuva em áreas do Centro-Oeste nesta sexta

10/10/2019 às 22:47
por Redação

Oferecimento
No fim de semana o ar seco e o calor ganham força sobre Goiás e no Distrito Federal

O calor e a alta umidade estimulam a formação de áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste, nesta sexta-feira, 11 de outubro.  Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer nesta quinta-feira em locais de Mato Grosso e de Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou cerca d 40 mm em 6 horas na região de Nova Maringá. A chuva veio com rajadas de vento de 69 km/h. Em Goiás, entre 20 horas do dia 9 e 20 horas de 10 de outubro choveu entre 15 mm e 24 mm na região de Caiapônia, Edéia, Goianésia, Pires do Rio, Catalão e Itumbiara.

 

O ar está secando novamente em Goiás e no Distrito Federal e as condições para chuva diminuem, mas as pancadas continuam em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

 

Pancadas de chuva predomina em MT e em MS

A previsão para o estado do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás, incluindo Campo Grande e Cuiabá, é de sol durante o dia e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. 

 

No sul do Mato Grosso do Sul as pancadas de chuva vão cair em pequenas áreas. Nos demais locais a chuva pode ter de moderada a forte intensidade, ser acompanhada de raios e rajadas de vento. O noroeste do Mato Grosso do Sul e o centro-oeste do Mato Grosso tem risco de temporais isolados. 

 

Sol e ar seco em GO e no DF

Para sexta-feira, 11 de outubro, a previsão é de sol forte e ar seco no centro-norte de Goiás, incluindo Goiânia, e no Distrito Federal, incluindo Brasília

 

Nessas áreas a umidade do ar vai ficar muito baixa à tarde e chegar em níveis entre 13% e 20% no norte de Goiás e entre 21% e 30% nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal.

 

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS) o ideal para não prejudicar a saúde humana é que a umidade no ar se mantenha acima de 60%.

 

 

Foto de Dermival Moreira, Cuiabá (MT)

 

Ar seco ganha força no final de semana

Neste final de semana, as áreas de instabilidade vão diminuir na Região Centro-Oeste e o calor vai aumentar.

A previsão para este sábado e domingo, 13 de outubro, é de sol forte e nenhuma chuva em Goiás, no Distrito Federal e no leste do Mato Grosso. Para as demais áreas do Mato Grosso e para o Mato Grosso do Sul há previsão de sol forte pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. 

 

No sábado, as pancadas de chuva no sul do Mato Grosso do Sul devem se concentrar em pequenas áreas.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

16mm / 71%

Maringá - MG

12°
min

22°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/11
  • Nova
    26/11
  • Crescente
    04/11
  • Cheia
    12/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06