Mais chuva sobre o Tocantins

22/10/2019 às 19:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/10/2019 às 22:51

Oferecimento
Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais do estado nos próximos dias. Pancadas de chuva continuam por quase todo o Norte do BR.

Voltou a chover forte em várias áreas do estado do Tocantins nesta terça-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40 mm em apenas 1 hora em Campos Lindos.  O acumulado em 6 horas foi de 68,4 mm. Também choveu forte em Marianópolis do Tocantins que teve quase 26 mm de chuva em apenas uma hora.

 

Fortes pancadas de chuva ocorreram também no sudeste do Pará nesta terça-feira. O INMET registrou 40,4 mm em 2 horas em Conceição do Araguaia.

 

Grandes áreas de instabilidade se formaram  sobre Tocantins e a chuva voltou a cair forte desde o último domingo.  Entre os dias o domingo e a segunda-feira, 21 de outubro, Santa Rosa do Tocantins acumulou 92 mm. Confira alguns volumes de chuva medidos pelo INMET entre 9 horas do disa 21 e 9 horas de 22 de outubro de 2019.



Local

Chuva (mm)

Santa Rosa do Tocantins

92,0

Santa Fé do Araguaia

70,8

Porto Nacional

62,0

Gurupi

53,6

Rio Sono

53,2

 

Chuva forte nesta quarta-feira

O tempo o tempo continua bastante instável no Tocantins nesta quarta-feira, 23.  Nuvens carregadas crescem em todas as regiões do estado e provocam várias pancadas de chuva ao longo do dia.  Pode chover com moderada a forte intensidade inclusive em Palmas. Há risco de raios e de fortes rajadas de vento, entre 50 km/h e 70 km por hora.

 

A partir da quinta-feira, 24, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Tocantins. As pancadas de chuva ficam menos frequentes e concentradas entre a tarde a tarde e a noite. Mas mesmo assim pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais.

Com a diminuição da nebulosidade os períodos com sol vão aumentar novamente a temperatura sobe. A semana vai terminar bem quente no Tocantins.

 

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

 

Pouca chuva no Amapá

Com o calor e a umidade do ar elevada, nuvens carregadas crescem em praticamente todas as regiões do Norte do Brasil nos próximos dias.  As pancadas de chuvas serão frequentes e por vezes fortes no Pará, no Amazonas, Acre, Rondônia e em Roraima. Até o final da semana essas pancadas de chuva vão acontecer com frequência nesses estados. 

 

Mas o Amapá terá pouca instabilidade nos próximos dias. Poucas pancadas de chuva são esperadas para no estado até o domingo.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

10mm / 90%