Atenção para chuva forte e volumosa no Rio de Janeiro

07/11/2019 às 18:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Persistência de áreas de instabilidade e passagem de frente fria provocam muita chuva no RJ nos próximos dias.

A chuva pode causar problemas nos próximos dias em vários locais do estado do Rio De Janeiro, inclusive na cidade do Rio de Janeiro. A situação é de atenção para chuva forte e volumosa entre a sexta-feira, 8, e a terça-feira 12 de novembro.

 

A combinação de ar quente e úmido com a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera forma áreas de instabilidade por quase toda a Região Sudeste do Brasil nos próximos dias. Nuvens bastante carregadas se espalham sobre o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e para o centro-oeste e o sul de Minas Gerais, com potencial para provocar chuva forte e volumosa e também ventania.

 

As áreas de instabilidade ganham força durante o domingo, 10, e na segunda-feira, 11 de novembro, com a passagem de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Além disso, a passagem desta frente fria vai intensificar o vento marítimo sobre o Rio de Janeiro. Isto vai fazer com que mais umidade marítima chegue ao estado do Rio de Janeiro estimulando ainda mais a chuva.

 

Previsão para sexta-feira, 8

Para esta sexta-feira, 8 de novembro, a previsão é de um dia nublado e com chuva frequente na cidade do Rio de Janeiro,  no Grande Rio e no litoral sul fluminense, onde está a região de Angra dos Reis. A chuva pode ser volumosa em algumas horas.

O Norte/Noroeste do estado do Rio tem sol na maior parte do dia, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Para outras regiões fluminenses, incluindo a região Serrana, a previsão é de uma sexta-feira instável, com chuva a qualquer hora, que pode ser moderada a forte.

 

 

Foto de Carolina Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Fim de semana

O tempo fica instável no estado do Rio de Janeiro durante o fim de semana, com muita nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora do dia, na maioria das regiões do estado. Só Norte/Noroeste Fluminense devem ter chuva a partir da tarde.

A região do Grande Rio pode ter chuva moderada a forte no fim de semana.

 

Acompanhe a chuva pelo radar meteorológico do Sumaré operado pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Atenção para muita chuva na segunda-feira

Durante a segunda-feira, 11 de novembro, a chuva deve se intensificar muito sobre todo o centro-sul do estado do Rio de Janeiro. Será um dia de muita atenção, pois a expectativa é de que chova com moderada a forte intensidade, por várias horas consecutivas. Grandes volumes de água devem ser acumulados durante a segunda-feira, com potencial para alagamentos e transbordamento de córregos, queda de barreiras e deslizamento de encostas.

O Grande Rio, a região Serrana, a região dos Lagos, a Costa Verde e o Médio Paraíba podem ter problemas por causa da chuva da segunda-feira. 

A terça-feira ainda será um dia de chuva no estado do Rio de Janeiro, mas menos volumosa do que na segunda-feira.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%