Oferecido por
Abril começa com bastante chuva no litoral do Amapá e costa norte do Nordeste. Áreas de instabilidade formadas pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajudou a formar nuvens pesadas de chuva. Segundo dados preliminares do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, em São Luis choveu entre 9h de ontem (31/03) e 9 h de hoje (01/04) 123,2 mm.
Foi o segundo maior volume de chuva em 24h este ano abaixo apenas dos 135,2 mm entre 9 e 10 de março. Vários ruas da capital maranhense foram alagadas ontem por causa da chuva muito forte.
Nesta quarta-feira, o sol até apareceu de manhã em São Luis, mas ainda tem mais chuva prevista para cair hoje. Há risco de chuva forte, frequente e volumosa.
A ZCIT também vai espalhar muitas nuvens carregadas de chuva entre Belém e o litoral do Cearpa. Estas áreas ficam em alerta para chuvas muito fortes e temporais.
Março chuvoso em Belém
Belém recebeu 931,1 mm de chuva em março de 2020, 103% (o dobro) acima da média histórica para o mês que é de 450,3 mm. Os dados são do INMET - período 1981-2010. Choveu 30% da média anual em um mês. Foi o mês mais chuvoso em Belém desde 1961.
Mais chuva
Outras áreas de instabilidade se espalham hoje pelo interior do Pará, oeste e noroeste do Amazonas. As nuvens carregadas vão provocar chuva a qualquer hora do dia, por vezes fortes.
Leia mais: O que esperar da chuva de Abril no Brasil?
Foto de Allison Pires, São Luís (MA)