Região Sudeste volta a receber chuva neste fim de semana

01/05/2020 às 16:31
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Temperaturas despencam em São Paulo no domingo

Após semanas de tempo seco, a passagem de uma frente fria por alto mar e uma mudança na circulação de ventos na média atmosfera vão voltar a provocar chuva em parte da Região Sudeste neste primeiro fim de semana de maio. 

 

No sábado (2), áreas de instabilidade vão deixar o céu encoberto entre a Baixada Santista e o litoral sul de São Paulo. Nesses locais, a chuva ocorre de forma frequente e pode ser grossa em vários momentos. Na região da capital paulista, no estado do Rio De Janeiro, extremo sul de Minas, Vale do Paraíba e em Campinas, o dia ainda será de sol, mas a chance de pancadas de chuva aumenta a partir da tarde. Em pontos isolados, pode chover forte.

 

Por outro lado, uma grande massa de ar seco ainda predomina em todas as outras áreas do Sudeste, inclusive nas capitais Belo Horizonte e Vitória. Por isso, o sol aparece forte desde cedo, faz calor à tarde e não há previsão de chuva sobre esses locais.

 

Temperaturas em queda

No domingo (3), as áreas de instabilidade perdem força no estado de São Paulo. No entanto, a entrada de uma massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas no centro-leste paulista. O céu ainda fica muito nublado entre a região de Santos e o litoral sul do estado. Em todas as outras áreas, o sol aparece entre algumas nuvens e não há previsão de chuva.

 

A passagem da frente fria vai deixar o tempo instável entre o estado do Rio de Janeiro e a Zona da Mata de Minas Gerais. No entanto, apesar do excesso de nuvens, só há previsão de chuva fraca a moderada nessas áreas. Entre a região do Grande Rio e de Paraty, deve chover apenas durante a madrugada e começo da manhã. Em todas essas áreas, as temperaturas também ficam mais baixas com relação a sábado. 

 

No Espírito Santo e em parte dos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, o domingo será de sol entre muitas nuvens, mas só há previsão para chuva passageira. Em Belo Horizonte e nas demais áreas mineiras, o ar seco ainda predomina e não chove.

 

 

Para aliviar a quarentena, que tal conferir as dicas de filmes relacionados com meteorologia?

 

 

Foto de João Basso, São Paulo (SP)

 

Tendência

Na segunda-feira (3), uma massa de ar seco volta a ganhar força em praticamente todo o Sudeste do Brasil. O dia ainda será de muita nebulosidade no litoral capixaba, mas já não há previsão de chuva. Em todas as outras áreas da Região, o sol aparece forte e o tempo fica firme.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

14°
min

30°
max

0mm / 0%