Sul do Brasil entra alerta para temporais nesta quinta-feira

03/06/2020 às 16:42
por Redação

Atualizado 03/06/2020 às 17:24

Oferecimento
Áreas de instabilidade se intensificam até o sábado, com a formação de uma nova frente fria

Novas áreas de instabilidade se desenvolvem entre o Paraguai, o norte da Argentina e o Sul do Brasil durante esta quinta-feira, 4 de junho. Nuvens carregadas vão se espalhar sobre a Região Sul provocando pancadas de chuva em praticamente toda a Região. As próximas 48 horas são de alerta para temporais no Sul do Brasil.

 

Chuva forte para esta quinta-feira

 

Nesta quinta-feira, 3 de junho, as áreas de instabilidade provocam chuva em quase todo o Sul do Brasil Só não deve chover no sul e leste do Rio Grande do Sul. Entre as capitais, a chance de chuva nesta quinta-feira é baixa apenas para Porto Alegre. Há risco de chuva moderada a forte e de rajadas de vento moderadas a fortes nas outras áreas do Sul do Brasil.

 

A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o oeste do Paraná e de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. Nestas regiões, as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h.

 

Formação de frente fria

 

A população da Região Sul deve ficar atenta durante a sexta-feira, 5 de junho, por que as áreas de instabilidade se intensificam com a chegada de uma forte sistema de baixa pressão atmosférica. Entre sexta-feira e o sábado, 6, vai ocorrer a formação de uma nova frente fria, situação que tecnicamente é chamada de frontogênese. 

 

Esta frontogênese vai ocorrer entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina e toda a Região Sul do Brasil fica sujeita temporais nesses dois dias. Há risco de rajadas de vento em torno de 100 km/h.

 

Foto de Luiz Henrique do N. Moraes, Foz do Iguaçu (PR)

 

Leia mais: Serra de SC registra quase 7°C negativos

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

22°
min

26°
max

35mm / 90%