Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Inovação no cultivo da banana evita uso de defensivos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Shutterstock

3 min de leitura

Oferecido por

A Unesp colaborou no desenvolvimento de uma solução para produtores de banana capaz de proteger o cacho da ação de insetos nocivos e que dispensa o uso de defensivos químicos. Em parceria com as empresas Braskem e Multinova foi criado um filme que envolve o cacho da banana e evita a ação do tripes da erupção (Frankliniella spp.).

 

O inseto costuma atacar a produção de banana durante o florescimento, causando danos à casca ao longo do desenvolvimento do fruto. Embora os pontos pretos que marcam a banana não prejudiquem a qualidade do fruto, a ação afeta diretamente a qualidade visual da banana, o que impacta negativamente na venda da fruta.

 

Para a professora Juliana Domingues Lima, a produção de alimento seguro e a adoção práticas de produção menos prejudiciais ao ambiente e aos trabalhadores rurais estão sendo cada vez mais requeridas pela sociedade moderna. “Por outro lado, a indústria de insumos agrícolas, pesquisadores e produtores tentam criar inovações que atendam às novas exigências”, destaca a docente do campus experimental de Registro, responsável pelo acompanhamento dos testes do produto.

 

banana

Filme desenvolvido para o cultivo da banana dispensa o uso de defensivos químicos (Crédito: Juliana Domingues Lima)

 

O filme anti-inseto previne a ação dos tripes porque contém aditivo anti-UV BASF que reflete o mesmo comprimento de onda da visão do inseto, impedindo a sua visão e fazendo com que ele saia do local. O material deve ser inserido na planta no início da floração uma vez que o inseto é uma praga de flor que se alimentam da casca do fruto jovem, causando erupções que diminuem a qualidade visual do fruto.

 

Os testes foram realizados em Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará e em Registro, município localizado no Vale do Ribeira, região sul de São Paulo. A cidade, que abriga o Câmpus Experimental da Unesp, responde por 78% da produção de banana do Estado de São Paulo e quase 13% de toda a banana colhida no país.

 

por: Marcos Jorge - Unesp

 

AgroclimaPRO

 

Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade da sua fazenda e evitando demais prejuízos!

 

O Agroclima PRO, um produto da Climatempo. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado.  

📢 Interessados ⏩ https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias