Oferecido por
A Climatempo alerta para ocorrência de chuva forte e volumosa sobre o estado de São Paulo no decorrer da madrugada desta quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020.
Uma grande linha de instabilidade avança sobre o estado provocando chuva forte e volumosa. Pouco antes da meia-noite da quarta-feira, 16 de dezembro, a chuva desta grande linha de instabilidade (L2) já atingia a região central-oeste e sul do estado e também áreas Outra área de chuva (L1) passava exclusivamente a Grande São Paulo
Grande área de chuva sobre SP vista por radar meteorológico
No decorrer da madrugada desta quinta-feira, 17 de dezembro, a grande linha de instabilidade (L1) que vem do centro oeste sul de São Paulo avança em direção ao norte e também sobre a Grande São Paulo provocando chuvas fortes e volumosas, além de raios. Há condições para fortes rajadas de vento entre 60km/h a 80 km por hora. A chuva pode ser volumosa o suficiente para provocar alagamentos no centros urbanos, inclusive na região da capital paulista.
Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 é possível ver o movimento das nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo. As manchas coloridas em tons de vermelho indicam as nuvens com maior potencial para chuva volumosa, raios e rajadas de vento fortes.
Nuvens carregadas avança sobre SP e provocam chuva forte
Mais chuva forte a partir da tarde
Essas áreas de instabilidade tendem se dissipar até o começo da manhã desta quinta-feira, mas o dia segue úmido e quente e novas nuvens carregadas vão se formar trazendo mais pancadas de chuva para todo o estado.
Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, 17 de dezembro, há condições para novos temporais em todas as áreas do interior e do litoral paulista e também na Grande São Paulo.
Veja como vai ficar o tempo no próximo fim de semana, que será o último da primavera de 2020. O verão 2020/2021 começa na segunda-feira, 21 de dezembro, às 7h02, pelo horário de Brasília.