Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

A beleza das nuvens de temporal

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São José dos Campos (SP), por Gustavo Vittorino em 7/1/2021

5 min de leitura

Oferecido por

A primeira semana de janeiro de 2021 foi marcada por temporais em particular na Região Sudeste, mas especialmente nos estados de São Paulo, do Rio De Janeiro e de Minas Gerais. A chuva forte causou transtornos inclusive nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

 

Todo verão contabilizamos os estragos e vítimas causados pelos temporais, típicos desta estação. Mas tem um outro lado das tempestades que não tem nada a ver com tragédia: a beleza das enormes nuvens cumulonimbus que causam a chuvarada, os raios, a ventania, o granizo 

 

As densas e escuras nuvens que antecedem o temporal exercem um fascínio em muita gente. Cada um tem seu próprio motivo para apreciá-las ou temê-las, pois muitas pessoas também desenvolvem estado de pânico por causa de raios, da chuva intensa ou do barulho dos trovões. 

 

As fotos a seguir são de nuvens cumulonimbus que provocaram temporais na Região Sudeste entre os dias 4 e 8 de janeiro de 2021, que foram compartilhadas com a Climatempo

 

#fotografeotempo e participe do site da Climatempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do dia. 

 

 

Mesociclone em Belo Horizonte

Na tarde de 5 de janeiro de 2021, uma supercélula se formou sobre a região da Pampulha, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A grande disponibilidade de umidade e de calor, pressão do ar baixa e uma condição de vento cisalhado (o vento muda de direção e/ou de intensidade em diferentes altitudes sobre uma área) formaram o mesociclone. O fenômeno é pouco comum e é a partir de nuvens assim, de uma supercélula, que eventualmente surgem as nuvens do tipo funil, que podem originar um tornado. Repare que a massa de nuvem gira no sentido horário, que é o sinal da formação de uma pequeno centro de baixa pressão atmosférica.

 

Belo Horizonte (MG), por Leonardo Paiva Correa - 5-1-2021

 

A visão de ver aquela massa de nuvens cinza escuro girando certamente foi muito impressionante. 

 

 

 

 

O dia 7 de janeiro de 2021 foi particularmente tempestuoso no estado de São Paulo e nuvens muito pesadas se formaram em diversas regiões do estado.

Nesta sequência de imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES- 16 é possível ver um grande aglomerado de cumulonimbus que provocou tempestades na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e em locais do litoral.

 

 

 

São José dos Campos (SP)

A chegada do temporal do dia 7/1/2021 em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo, foi avistada na forma de uma nuvem muito escura e com a “mesa” formada na base.

 

São José dos Campos (SP), por Gustavo Vittorino em 7/1/2021

 

 

São Paulo (SP)

A cor das nuvens dá uma ideia da quantidade de água que tem dentro dela. Quanto mais escuro o tom do cinza, mais água tem dentro da nuvem e maior é chance de uma chuva intensa. Foi assim que estava esta nuvem sobre São Paulo.

 

 

São Paulo (SP), por Philippe Peinhopf de Paula, em 7/1/2021

 

 

Santo André (SP)

O temporal em Santo André, na Grande São Paulo, veio com belas descargas elétricas e uma grande massa de chuva.

 

 

Santo André (SP), por Francesco Rey Mauro 7/1/ 2021

 

 

Adamantina (SP)

Em Adamantina, os fortes ventos dos níveis mais elevados da atmosfera “pentearam” a camada de nuvens cirrus que normalmente fica no topo dos cumulonimbus  e fizeram o “pileus” , o “chapéu”, região arredondada no topo da nuvem cumulonimbus. Sobre o topo é possível ver uma camada de nuvens cirrus onde o capricho dos ventos deixaram um “buraco” de céu azul.

 

 

Adamantina (SP), por Acácio Rocha - 6/1/2021

 

 

Rio de Janeiro (RJ)

Torres de cúmulos crescendo em dia quente

 

Rio de Janeiro (RJ) por Marco Aurelio Cruz- 6/1/2021

 

 

Pariquera-Açu (SP)

Nuvem de tempestade avança sobre a região de Pariquera-Açu com forte descarga elétrica

 

 

Pariquera-Açu (SP) por Catia Regina de O C Boascki em 5/1/2020

 

 

Belo Horizonte (MG)

Sol ilumina topos de cumulonimbus em fim de tarde em Belo Horizonte

 

Betim (MG), por Umberto Romão 5/1/2021

 

 

Lavínia (SP)

Grande nuvem de tempestade avançando sobre Lavínia, com "mesa" na base do cumulonimbus

 

 

Lavínia (SP) por Diego Augusto Braga

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias