Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para chuva volumosa no Paraná e em Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Filipe Souza - Araranguá - SC

 

Faltando um pouco mais de 15 dias para acabar o Verão, a chuva não dá trégua para os estados de Santa Catarina e Paraná. 

 

A circulação de ventos em média e baixa atmosfera, a formação de uma área de baixa pressão e o tempo quente e úmido vão colaborar para a formação de muitas áreas de instabilidade e as nuvens pesadas vão se espalhar por grande parte da Região Sul.

 

Nesta quinta-feira, o tempo fica mais fechado e instável no oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste, norte, sul e a região central do Paraná. Nestas localidades, o alerta é para temporais. 

 

Nas demais áreas, o sol aparece e as nuvens crescem ao longo do dia e são esperadas pancadas de chuva isoladas com raios e ventos. Entre o leste catarinense e paranaense, a chuva cai de moderada a forte intensidade.        

 

Semana vai terminar com chuva

 

Toda essa circulação de ventos, a concentração de nuvens e a umidade que chega do Norte do Brasil vai continuar a formar nuvens carregadas na sexta-feira (05). O tempo continua bem úmido no Paraná e em Santa Catarina, com pancadas de chuva principalmente durante as tardes. Tem previsão de chuva também para o norte do Rio Grande do Sul.

 

O que é área de baixa pressão? 

 

A formação de uma área de baixa pressão próximo ao litoral gaúcho e catarinense reforça as instabilidades que já estão sobre a região provocando chuva volumosa nos dois estados. O mapa abaixo indica a previsão de chuva acumulada. Veja os detalhes:

 

CHUVASUL1

 

Observe as áreas (em roxo do mapa) há previsão de elevados volumes de chuva no centro-oeste, no norte e no sul do Paraná, com acumulados chegando a 80mm. Há risco de temporais, com chuva e vento fortes nessas regiões. Risco de chuva forte e volumosa também em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

 

Tempo bastante úmido

 

Entre os dias 3 e 7 de março, a previsão é de tempo úmido em todo o Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Veja o mapa:

 

chuvasul2

 

Neste período, os maiores volumes de chuva são esperados para a região central do Paraná, com acumulados entre 100 e 150mm. É bom lembrar que quase toda essa quantidade de chuva acontece entre quinta (04/03) e a sexta-feira (05/03).

 

Veja também: Semana vai terminar com chuva RJ

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias