Oferecido por
Foto: Angela Ruiz - São Paulo - SP
A sua foto pode ser capa das matérias do site da Climatempo!
#fotografeotempo e envie para nós
Uma massa de ar de origem polar atua, com centro na Argentina e o ar frio associado a essa massa de ar avança pelo Sul do Brasil e já nessa terça-feira chega ao Sudeste provocando diminuição do calor na Região.
Na figura abaixo notamos que na tarde de terça-feira (30) um ciclone extratropical atua em alto-mar ao largo da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Vemos ainda o ar frio associado ao sistema de alta pressão atmosférica avançando pelo Sul em direção ao Sudeste.
Queda na temperatura
A chegada desse ar frio ao Sudeste provoca a diminuição da temperatura em São Paulo e no Rio De Janeiro.
O calor começa a diminuir na capital paulista e as temperaturas ficam mais amenas, a partir desta terça-feira, a máxima prevista é de 28°C. No Rio de Janeiro, a terça ainda será de bastante Sol e calor, mais a partir da tarde, as pancadas se intensificam entre a capital e o litoral sul, a máxima prevista é de 32°C, nesta terça.
Abaixo podemos verificar a diferença da temperatura mínima entre a segunda (29) e a sexta-feira, dia 2 de abril. Os tons bem mais azuis indicam madrugadas com temperatura mais amena e até um pouco de frio nos trechos de serra (Mantiqueira).
No decorrer da semana a temperatura tende a diminuir em relação aos últimos dias nos dois estados. Em São Paulo, incluindo a Região Metropolitana, a semana termina com temperaturas em torno dos 26°C e no Rio de Janeiro a máxima prevista até a sexta-feira é de 28°C.
Abaixo a previsão de queda da temperatura máxima também entre a segunda (29) e a sexta-feira, dia 2 de abril. Os tons mais amarelados indicam a diminuição da temperatura.
style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/03/fdfb550cfb3cbb85aeb20831fd5d38de.jpg" alt="Imagem3" />
Veja também: Março termina com temporais e diminuição do calor no Sudeste