Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva moderada no Nordeste e volta a chover no Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Jaboatão dos Guararapes (PE), por Edneide

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Jaboatão dos Guararapes (PE), por Edneide 

#fotografeotempo e compartilhe com a Climatempo como está o tempo na sua cidade! Envie sua foto

 

Nebulosidade sobre o Brasil 

 

Uma frente fria que se afasta cada vez mais em alto mar, na altura do litoral sul da Bahia. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a espalhar nuvens carregadas sobre o extremo norte do Brasil, entre a costa do Maranhão até o Amapá.

 

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, associada à alta disponibilidade de calor e de umidade no ar, forma muitas nuvens carregadas, sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste.

 

Uma mudança na circulação de ventos entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina estimula a formação de nuvens carregadas sobre a Região Sul.

 

mapa-previsao-0504

 

 

Previsão do tempo para 5/4/2021 - segunda-feira

 

Há condições de chuva hoje sobre a maioria das áreas do Brasil. Depois de um fim de semana seco, volta a chover na Região Sul

 

Segunda-feira com tempo firme e sem previsão de chuva sobre o centro e o noroeste da Bahia, incluindo a região de Barreiras. 

 

Nas demais áreas do Nordeste e em toda a Região Norte, ocorrem pancadas de chuva e períodos com sol no decorrer do dia. Muitas destas pancadas podem vir com raios.

 

O sol predomina nesta segunda-feira sobre o centro-leste de Mato Grosso do Sul, sobre quase todas as áreas de São Paulo, no centro-norte do Paraná e no centro-sul de Minas Gerais. Não há previsão de chuva para as capitais Campo Grande, Belo Horizonte e São Paulo.

 

Chove com moderada intensidade no litoral e no sul de São Paulo. O sol aparece, mas pode chover a qualquer hora no estado do Rio De Janeiro, no Vale do Rio Doce (MG) e no estado do Espírito Santo. O centro-norte e o oeste de Minas Gerais têm sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

 

O litoral do Paraná tem chuva moderada. Na região de Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina o sol aparece e chove a qualquer hora.

 

Dia com sol e sem chuva na Grande Porto Alegre, no litoral norte e na serra gaúcha, no sul e na serra catarinense. As demais áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná terão aumento de nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva já pela manhã na região de Foz do Iguaçu (PR) e no oeste do Rio Grande do Sul.

 

Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o norte, oeste e sul de Mato Grosso do Sul têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite

 

O ar frio de origem polar que deixou o fim de semana com baixas temperaturas à noite no Sul e em parte do Sudeste já enfraqueceu e a tendência é de aquecimento. A tarde de segunda-feira com predomínio de calor no Brasil

 

Sudeste tem mudanças no tempo esta semana

 

Teleconexões para entender nosso clima 

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

 

Fica em alerta áreas do litoral de Sergipe, incluindo a capital Aracaju, onde há risco de chuva moderada e frequente.

 

Alerta de temporais, ainda que de forma isolada, no leste de Goiás, no Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais.

 

Há risco de temporais sobre o centro, oeste e sul do Amazonas, no Acre e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte e com raios nas demais áreas da Região Norte, no interior do Maranhão, no centro-norte do Piauí e no oeste dos estados da Região Sul.

 

Atenção para a chuva moderada no litoral do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias