Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pouca chuva e estiagem no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

As chuvas de verão infelizmente não foram satisfatórias para a Região Sul do Brasil, que vem enfrentando graves problemas relacionados com o abastecimento de água.

Curitiba entrou em rodízio desde o ano passado, que ainda permanece entre alguns períodos de flexibilizações. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) o índice dos reservatórios atual é de 58,8%, o ideal é que estivesse em pelo menos em 60% com expectativa de boas chuvas.

 

E não é só no Paraná que o regime de chuvas preocupa. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul o alerta de estiagem já preocupa diversos municípios. O estado gaúcho tem, no momento, 117 cidades homologadas em alerta para estiagem, segundo dados da Defesa Civil.

 

E no estado Catarinense, a defesa civil local  já possui pelo menos 3% de seus municípios em estado crítico. A principal área que sofre com a ausência de chuva é o oeste do estado. 

 

estiagem-sc

Estiagem em Santa Catarina no início de abril. fonte: Defesa Civil de SC

 

CHUVA ATÉ O FIM DO MÊS, NÃO ANIMA

Infelizmente a previsão de chuva para os próximos dias não é nada boa para a Região Sul. A tendência é de pancadas mal distribuídas e com baixo volume acumulado. As massas de ar mais secas devem permanecer por mais tempo sobre essas áreas o que inibe as condições de chuva.

 

chuva15_su

 

+ mais notícias