Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Meio ambiente também é tema de Oscar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

O filme de animação com o robô Wall E fala sobre o meio ambiente da Terra e levou oOscar em 2009 como Melhor Filme de Animação

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

por Larissa Magalhães/ O Mundo Que Queremos


Em meio a pandemia que impôs restrições sanitárias ao planeta desde o início de 2020, o cinema reforça sua importância como entretenimento e ferramenta de discussão de diversos temas relevantes para a humanidade. No próximo domingo (25/4), acontece o prêmio mais importante do cinema mundial, realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: o Oscar 2021. Nesse Clima, fizemos uma lista com alguns filmes relacionados ao meio ambiente e ao futuro do planeta já premiados pelo Oscar.

 

 

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento


O drama biográfico dirigido por Steven Soderbergh e baseado na história real de Erin Brockovich, recebeu cinco indicações ao Oscar em 2001: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney), Melhor Roteiro Original, Melhor Filme e Melhor Atriz (Julia Roberts), levando o prêmio nesta última categoria. Na história, Erin, uma mãe solteira com três filhos, passa a trabalhar em um escritório de advocacia e descobre casos arquivados relacionados à contaminação de água, que espalha doenças entre os habitantes da região. A personagem inicia uma investigação sobre o assunto e une pessoas para obter uma indenização de 333 milhões de dólares da Pacific Gas and Electric Company, empresa responsável pela contaminação.

 

 

Uma Verdade Inconveniente 


Dirigido por Davis Guggenheim, o documentário, de 2006, retrata a campanha do ambientalista e ex-Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore em prol de educar cidadãos sobre o aquecimento global. Com uma série de dados e discurso informativo, o filme foi baseado em uma palestra já apresentada muitas vezes por Al Gore em vários lugares do mundo e levou a estatueta do Oscar em 2007 nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Canção Original, com "I Need to Wake Up" (música e letra de Melissa Etheridge). Em 2017 foi lançada uma sequência do documentário, o “Uma Verdade Mais Inconveniente”.

 

 

WALL·E 


A animação, de 2008, produzida pela Pixar Animation Studios e dirigida por Andrew Stanton, conta a história de um robô criado nos anos 2100 para limpar a Terra inabitada coberta de lixo. O robô se apaixona por outro robô chamado Eva que vai até a Terra para tentar encontrar alguma planta, algum resquício de vida. A animação, que é muito sensível e coloca em pauta o destino da humanidade e a necessidade de mudança, levou o Oscar em 2009 como Melhor Filme de Animação e foi indicada em outras cinco categorias:  Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original (Thomas Newman e Peter Gabriel por "Down to Earth"), Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

 

 

Lixo Extraordinário


O documentário, de 2010, não levou nenhuma estatueta, mas foi indicado para o prêmio de Melhor Documentário no Oscar de 2011 e, por ser um filme anglo-brasileiro, merece destaque nesta lista.  Dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, o filme mostra o projeto do artista plástico brasileiro Vik Muniz com sete catadores e a produção de obras de arte feitas com material coletado em um dos maiores aterros controlados do mundo, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.

 

 

Leia também:

 

4 dicas de filmes para entender as mudanças climáticas

 

Cartilha para leigos sobre mudanças climáticas feita pela USP

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias