Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de temporais em MT, GO e DF. Ar seca em MS.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Campo Grande (MS), por Laura Toledo

4 min de leitura

Oferecido por

Um fenômeno especial aconteceu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, 19 de abril. Junto com a chuva e com arco-íris, uma nuvem funil se formou no céu. 

 

Várias pessoas registraram o fenômeno, embora as estações meteorológicas não tenham captado a chuva que aconteceu em alguns locais de Campo Grande. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Campo Grande (MS), por por Laura Toledo

 

O que é a nuvem funil?

 

A nuvem funil é um estágio antes da formação de um tornado. Esse cone que se destaca da base de uma nuvem acontece com algumas nuvens do tipo cumulonimbus,  que são as nuvens normalmente associadas com tempestade. Um tornado é uma nuvem funil que toca o solo. 

 

 

É importante esclarecer que existe diferença entre nuvem funil tornado e tromba d'água. Quando a nuvem funil toca o solo é chamada de tornado e quando tem contato com a superfície do mar do lago de um rio então é chamada de tromba d'água.

 

Nos próximos dias não teremos mais a formação desse tipo de fenômeno em Mato Grosso do Sul. O tempo seco volta a predominar

 

 

Previsão do tempo para os próximos dias

 

Uma nova massa de ar seco já está atuando sobre o Mato Grosso do Sul e vai reduzir os níveis de umidade no ar. Com menos umidade, menos nuvens se formam ao longo do dia e as condições para chuva também diminuem muito.

 

Pelo menos até a próxima, 23 de Abril, o estado de Mato Grosso do Sul vai ficar ensolarado, quente e seco. Serão dias de grande amplitude térmica, com temperaturas amenas durante a madrugada e bastante calor à tarde.

 

Nesta terça-feira, 20 de Abril, pode chover na região de Corumbá, mas as outras regiões de Mato Grosso do Sul já ficam com tempo seco. Entre a quarta e a sexta-feira, todo estado de Mato Grosso do Sul ficará sem chuva. Faz calor.

 

Quando volta a chover?

Novas áreas de instabilidade devem se expandir sobre o estado de Mato Grosso do Sul apenas durante o sábado,  24 de Abril. as pancadas de chuva voltam acontecer nesse dia em Campo Grande em quase todas as outras áreas de Mato Grosso do Sul Acompanhe a previsão pelo site da Climatempo.

 

 

Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal

O ar quente e úmido ainda predomina sobre Goiás, Mato Grosso e sobre o Distrito Federal, o que mantém a formação de muitas e condições para pancadas de chuva nesta terça-feira, 20 de abril. Há risco de temporais.

 

O ar seco que já predomina sobre o Mato Grosso do Sul avança mais sobre o Centro-Oeste durante a quarta-feira e aumenta as áreas secas sobre o Centro-Oeste. Assim, na quarta, 21, além de Mato Grosso do  Sul, Cuiabá e o sul de Mato Grosso, Goiânia e o sul de Goiás também ficam sem chuva e com muito sol.

 

Na quinta e na sexta-feira, as condições para chuva vão ficar restritas ao norte de Mato Grosso. O ar seca no Distrito Federal durante a quinta-feira.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias