Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Área produtiva do feijão cresce 12% no Paraná

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A estimativa de área produtiva de feijão é de 252,1 mil hectares no Estado do Paraná, 12% maior que a safra passada, de acordo com levantamento do Departamento de Economia Agrícola (Deral). O volume pode chegar a 394,1 mil toneladas, o que representaria aumento de 47% em relação ao ano anterior. A colheita atingiu, até esta semana, 3% da área total.

 

Como na semana anterior, nesta também ficou praticamente paralisada a colheita da mandioca, devido ao solo seco e endurecido. Com isso, já se observa muita perda de raízes, com consequente elevação no custo de produção e menor oferta de matéria-prima para as indústrias.

 

Lácteos e mel

 

O boletim do Deral registra, ainda, o crescimento de 61% na importação de lácteos pelo Brasil, em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Por outro lado, as exportações aumentaram apenas 6%. Para os produtores, esse panorama é bastante prejudicial no que diz respeito à sustentação das cotações de preços.

 

Em relação à atividade da apicultura, no entanto, o cenário é diferente. No primeiro trimestre, houve crescimento de 83,7% na exportação de mel in natura, com o envio de 13,7 mil toneladas para o exterior. O Paraná destacou-se como o segundo maior exportador, com 3.286 toneladas, aumento de 51,6% em relação ao mesmo período de 2020.

 

Outros produtos

 

O documento preparado pelos técnicos do Deral faz um breve relato sobre o plantio quase total da segunda safra de batata. Sobre os grãos, registra que as condições climáticas afetaram negativamente a produção de soja, com quebra de quase 4% em relação à previsão inicial da primeira safra.

 

Do milho, as informações são de que a segunda safra sentiu os mesmos efeitos negativos e a redução está estimada, neste momento, em 16%. Já para o trigo, a projeção é otimista, com possibilidade de crescimento na área de 3% em relação à safra anterior, quando foram plantados 1,12 milhão de hectares.

 

Chuva retorna no final de maio as áreas de milho 2ªsafra

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias