Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Colheita da soja está na reta final no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A cultura da soja no Rio Grande do Sul se encaminha para o final do ciclo. De acordo com o Informativo da Emater/RS-Ascar, já estão colhidos 87% dos cultivos desta safra. Outros 12% das lavouras estão em maturação e 1% ainda em enchimento de grãos.

 

Em regiões onde a colheita da soja está mais adianta, cerealistas abrem o silo e produtores dão atenção à continuidade da colheita do milho. No RS, 84% das lavouras estão colhidas. Outros 10% das lavouras estão em maturação e 6% ainda em enchimento de grãos.

 

Restam apenas 3% das lavouras de arroz a serem colhidos, que estão em fase de maturação. Com a safra praticamente concluída (97%), o Rio Grande do Sul colhe boa produção. Nas áreas colhidas, produtores conduzem bovinos de corte.

 

Frente fria traz chuva para o Sul

 

No Sul, a passagem de uma frente fria traz chuva forte com tempestades localizadas sobre o norte de Santa Catarina nesta terça-feira. Rapidamente, o sistema avança na quarta-feira (12) para o leste do Paraná, levando chuva persistente e com elevado acumulado no de Paranaguá. Ao longo da serra do Mar, estima-se algo entre 70mm e 100mm em apenas 48 horas.

 

MAPA_CELSO

 

A precipitação também alcançará áreas do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e interior do Paraná, mas o acumulado será baixo. No caso do Paraná, apesar da previsão de aumento da umidade do solo, o acumulado não será suficiente para trazer um alívio aos produtores da segunda safra de milho.

 

Temperatura cai e há previsão de geada

 

A temperatura voltará a declinar na quinta-feira no centro e sul do Brasil. Há potencial para geadas fortes nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas o fenômeno também acontecerá de forma mais fraca no sul do Paraná, alcançando algumas áreas de feijão e hortaliça, além de algumas áreas de milho segunda safra do norte de Santa Catarina. A área majoritária de milho do Paraná não será afetada pelo frio. 

 

pentadaminima

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias