Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva no final do mês irá ajudar a repor umidade do solo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O início de semana será marcado por tempo mais firme do Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. O destaque é a temperatura.

 

Na quarta-feira dia 19 de maio, a mínima deve variar entre 3ºC e 6ºC em áreas do sul do Rio Grande do Sul, serras gaúcha e catarinense também no sul do Paraná. na campanha gaúcha e nas áreas de serra as condições continuam favoráveis há ocorrência de geadas.

 

frio4feira

 

A partir de quinta-feira, novas áreas de instabilidade se formam e espalham nuvens carregadas de chuva sobre Uruguaiana. A tendência é que as instabilidades se espalhem rapidamente por outros estados da Região na sexta-feira, 21 de maio. A chuva irá colaborar para repor a umidade do solo.

 

mapasolo

 

 

O mapa acima mostra uma expectativa de reposição de umidade do solo não muito grande, porém já é um alívio aos produtores de milho safrinha. A chuva volta a umedecer o solo também no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina em parte do São Paulo, além do norte do Rio Grande do Sul.

 

Chuva próximos dias

 

Os volumes de chuva desta semana não são muito elevados, mas nos próximos sete dias o acumulado será mais alto entre Paraná e Santa Catarina, principalmente no sul no Paraná que deve ser mais atingido pela precipitação. 

 

chuva1

 

Do dia 24 ao dia 30 de maio, a previsão indica mais chuva e, desta vez mais intensa e concentrada entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso.

 

chuva2

 

A expectativa é que este evento de chuva traga mais umidade para o solo nos campos entre Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, essa chuva é benéfica para o desenvolvimento do algodão que foi instalado de forma muito tarde e ainda necessita de chuva. De acordo com produtores da região de Campo Novo do Parecis, essa chuva pouco beneficiaria o milho que está em estágio mais avançado. 

 

Nova onda de frio

 

Entre os dias 27 e 29 de maio, existe uma possibilidade da entrada de outra onda de frio, mas ao norte que pode derrubar a temperatura com mínimas entre 0Cº e 3ºC, desde o Rio Grande do Sul até a região central do Paraná. Essa tendência está sendo monitorada pela equipe de meteorologistas da Climatempo, porque teoricamente ela seja forte pode ocasionar geada, principalmente para plantações de feijão e hortaliças. Mas, não alcança áreas de milho safrinha do oeste no Paraná e o café do nordeste do estado. 

 

Chuva intensa e volumosa dá uma trégua no Nordeste

 

Há previsão é de uma semana bem menos chuvosa no Nordeste e ainda algumas precipitações intensas em Roraima. As pastagens e o arroz de sequeiro serão beneficiados. As previsões mais estendidas, de 24 ao 30 de maio mantém a chuva menos intensa sobre o Nordeste neste período e a chuva ocorre na Região Norte ainda mais intensa sobre Roraima e também no estado do Amapá.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias